Arquidioceses confiadas a Nossa Senhora Aparecida realizam celebrações e atividades em honra à Padroeira do Brasil

A Igreja no Brasil celebra, no dia 12 de outubro, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do país. Também as arquidioceses de Aparecida (SP), Brasília (DF), Cascavel (PR) e Passo Fundo (RS) e a diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG) estão confiadas ao patrocínio da Virgem Aparecida, e prepararam programações especiais para celebrar a data.

Confira os principais destaques da programação nas arquidioceses:

Aparecida

No Santuário Nacional de Aparecida, as celebrações da Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2024 tiveram início na última quinta-feira, 3 de outubro, e seguem até o dia 12 com celebrações e atrações culturais.

De 3 a 11, as orações da Novena acontecem em dois horários: às 15h e às 19h. Neste ano, com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”. A temática está em sintonia com o Jubileu 2025. As celebrações da noite são presididas por bispos de várias partes do Brasil.

Dom Esmeraldo Barreto preside missa da novena no Santuário Nacional de Aparecida
Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo emérito de Araçuaí, presidiu a missa do terceiro dia de novena | Foto: Thiago Leon | Santuário Nacional

Além dos momentos de oração, durante a Novena, os fiéis são convidados a realizar também um gesto concreto, doando alimentos não perecíveis. Os donativos serão destinados às instituições beneficentes de Aparecida (SP) e região. No último ano foram arrecadadas mais de 23 toneladas de alimentos e mais de 12 mil itens de higiene e material de limpeza.

No Dia da Padroeira (12), serão celebradas seis missas ao longo do dia. A principal delas acontece às 9h e será presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes. Ao longo de todo o dia também acontece uma vigília, a consagração a Nossa Senhora e a Procissão Solene.

Outro destaque da programação são as atividades culturais. Haverá passeio ciclístico, festival com shows dos cantores Daniel, Kell Smith e Maurício Manieri e da orquestra Pemsa.

Confira a programação completa da arquidiocese de Aparecida.

Brasília

Na Capital Federal, a arquidiocese realizará a 26ª edição da tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida na Esplanada dos Ministérios. São esperados cerca de 50 mil fiéis ao longo do dia, a começar pela Missa com as crianças, às 9h. Após a Eucaristia, serão oferecidas atividades recreativas.

À tarde, haverá a oração do Rosário, bênção do Santíssimo Sacramento e atendimento de confissões. Às 17 horas, o arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, preside a Missa Solene seguida de procissão luminosa.

Desde a última quinta-feira, uma novena é celebrada na catedral Metropolitana com a participação de padres de Brasília e de outros lugares do país, bem como de bispos de Brasília.

Saiba mais.

Pode ser uma imagem de texto

 

Cascavel

Na arquidiocese do Oeste do Paraná, é celebrada a Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida desde o dia 3 de outubro. Na última terça-feira, a imagem peregrina da padroeira foi acolhida na catedral metropolitana, marcando o início das festividades religiosas.

No dia 12, serão sete celebrações, com expectativa da catedral cheia de romeiros e com fiéis também na área externa. A expectativa de público para este dia, é de 20 mil pessoas, ao longo de toda a programação, as atividades devem reunir cerca de 80 mil pessoas. Para oferecer os serviços na estrutura da novena e da festa, são mais de mil voluntários envolvidos.

 

Voluntários da arquidiocese de Cascavel | Foto: divulgação

 

Uma presença especial nas novenas é o bispo emérito de Montenegro (RS), dom Paulo Antônio De Conto. Administrador apostólico em Cascavel entre fevereiro e setembro deste ano, o prelado continua no Paraná, e participa da programação religiosa.

Dom Paulo De Conto em missa do novenário | Foto: divulgação/arquidiocese de Cascavel

 

Passo Fundo

No Rio Grande do Sul, a arquidiocese de Passo Fundo realiza a 43ª edição da Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, no próximo domingo, 13 de outubro. Com o tema “Maria, ensina-nos a rezar!”, as celebrações contarão com várias missas ao longo dos dois dias.

Dia 12, serão cinco missas, sendo uma delas dedicada aos idosos e outra às crianças. Já no dia 13, dia da Romaria arquidiocesana, haverá missa na Catedral e no Santuário da padroeira. Uma procissão será realizada até o santuário, concluída por missa campal. À tarde, haverá benção do Santíssimo Sacramento e Missa com os Jovens.

 

Por Luiz Lopes Jr | Foto de capa: Thiago Leon/Santuário Nacional e CNBB

Deixe uma resposta