8º Congresso Regional NE3 da Família é realizado em Cruz das Almas!

, Destaques
Aconteceu neste fim de semana, o 8º Congresso Regional NE3 da Família, refletindo o tema: “Família e Amizade”, na cidade de Cruz das Almas (BA).
 
O casal Coordenador da Pastoral Familiar no NE3, Bahia e Sergipe, emitiu uma nota falando sobre o Congresso e fazendo alguns agradecimentos. Confira abaixo:
 
Nosso sincero agradecimento a Dom Antônio Tourinho, bispo da Diocese de Cruz das Almas, por sua calorosa acolhida e testemunho fraterno. Agradecemos também ao Cônego Hélio Vilas Boas, grande motivador deste congresso na diocese caçula do nosso Regional, e à Comissão Diocesana de Cruz das Almas, que, juntamente com todos os voluntários, se dedicou com tanto zelo. Vocês foram fundamentais para o sucesso deste encontro!
Um agradecimento especial a Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da Diocese de Itabuna e referencial da Pastoral Familiar no Regional NE3, cuja liderança e presença pastoral foram inspirações constantes para todos nós. Não podemos esquecer nosso querido Assessor Eclesiástico Regional*, o Padre Edson Bahia, cuja dedicação e apoio foram cruciais para o desenrolar deste congresso. Estivemos reunidos com aproximadamente 350 agentes pastorais, e essa participação nos enche de alegria e esperança no futuro da família.
 
Gratidão a todo o clero presente, especialmente a Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo da Diocese de Camaçari e presidente da CNBB NE3, Dom Paulo Romeu, bispo da Diocese de Jequié, e a todos os assessores eclesiásticos, diáconos e todo o clero presente que enriqueceram o nosso encontro. A presença deles evidenciou a beleza e a importância da comunhão entre o pastoreio e os leigos.
 
Aos coordenadores diocesanos que organizaram suas caravanas com dedicação e carinho, trazendo representantes de 22 Arquidioceses e Dioceses do nosso Regional, nosso sincero reconhecimento. Vocês mostraram que, de fato, a unidade é a nossa força!
 
Durante o congresso, fomos abençoados por palestras que nos edificaram e iluminaram nossos caminhos. Dom Antônio Tourinho, substituindo por motivo de força maior Marlon Derosa, nos ofereceu uma belíssima palestra sobre Bioética e o cuidado com a vida sob a ótica cristã, nos recordando que somos chamados a proteger a dignidade da vida desde a concepção até o fim natural. Como nos diz a Palavra: “Antes de formar você no ventre, eu o escolhi” (Jeremias 1,5), enfatizando o valor sagrado de cada vida.
 
Aos palestrantes, que foram verdadeiros instrumentos do Espírito Santo, e aos agentes pastorais que agora saem com a missão de serem multiplicadores da graça em suas comunidades, o nosso muito obrigado. Ao Casal Nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange, e aos patrocinadores CNBB NE3, Pius Edições e a Pastoral Familiar, expressamos nossa gratidão por seu apoio e contribuição.
 
Nossa gratidão também à Comissão Regional NE3,  que deu exemplo de união, harmonia e zelo, trabalhando arduamente para fazer acontecer esse momento tão especial. Como está escrito: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Provérbios 17,17). Foi esse espírito de amizade e fraternidade que nos moveu durante todo o congresso.
 
O tema do congresso, Família e Amizade, foi vivido intensamente. Como nos recorda o Papa Francisco: “A alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja” (Amoris Laetitia, 1). Este congresso foi uma verdadeira expressão desta alegria, que nos anima a seguir com confiança e esperança no testemunho de Cristo no seio de nossas famílias.
 
Agradecemos de coração a todos por fazerem deste congresso uma experiência única e inesquecível. Que o amor de São José, padroeiro das famílias, e o manto protetor de Nossa Senhora os cubram, guardando seus lares em segurança. E lembrem-se: “O impossível é tudo aquilo que você não tenta.” Que venha o próximo congresso em 2026, que será realizado na Diocese de Alagoinhas!
Foto: Redes sociais

Deixe uma resposta