No dia 26 de agosto, 26 homens e mulheres das arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe serão instituídos catequistas, sendo os primeiros do Regional Nordeste 3. Representando a Arquidiocese de Salvador, estará o coordenador do Serviço Arquidiocesano de Animação Bíblico-catequética, José Carlos Santos Silva. A Santa Missa com o rito de instituição acontecerá na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, às 17h, e será transmitida pelo canal youtube.com/@cnbbne3.Os que serão instituídos catequistas foram apresentados nesta terça-feira, 6 de agosto, em live conduzida por Flávio Íris, coordenador Regional da Catequese, e Sandra Avelino, às 19h30, pelo canal do Regional.
Dom José Genivaldo Garcia, bispo referencial da comissão bíblico-catequética, falou para os catequistas.
Sub-região Dois: Propriá, Arquidiocese de Aracaju, Serrinha, Estancia.
Sub-região três: Arquidiocese de Feira de Santana, Rui Barbosa.
Sub-região Quatro: Senhor do Bomfim, Paulo Afonso, Juazeiro.
Sub-região cinco: Irecê, Bom Jesus da Lapa, Barra, Barreiras.
Sub-região seis: Caetité, Arquidiocese de Vitoria da Conquista, Livramento, Jequié.
Sub-região sete: Eunápolis, Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas/CaravelasSobre o Ministério:
Instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, do dia 10 de maio do ano de 2021, o ministério de catequista “é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas” pelo bispo, e que devem ser desempenhadas de acordo com a condição de cristãos leigos e leigas que recebem este ministério.
O Papa Francisco destacou que o ministério instituído de Catequista seja conferido a “homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna”. O pontífice também orientou que esses fiéis devem receber a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica, “para ser solícitos comunicadores da verdade da fé, e tenham já maturado uma prévia experiência de catequese”. Outro requisito é que “sejam colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animados por verdadeiro entusiasmo apostólico”.
Comments
No comment