Paróquias dedicadas a Santo Antônio iniciam preparativos para a festa do padroeiro!

, Destaques
Na última segunda-feira, 31 de maio, as paróquias de todo o Brasil, começaram a celebrar Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais populares do país, com os tradicionais Trezenários, Tríduos e Novenários, em honra ao padroeiro.  
A diocese de Itabuna, no sul da Bahia, tem quatro paróquias dedicadas a Santo Antônio, além das comunidades que compõem as igrejas. As cidades são:
Itabuna (no bairro Santo Antônio e na Avenida do Cinquentenário ), Itororó, Firmino Alves e Itajú do Colônia. Vale ressaltar que algumas paróquias, mesmo não tendo Santo Antônio como seu padroeiro, celebram Novenário e Tríduo.
A diocese de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, tem três paróquias dedicadas a Santo Antônio. São elas:  Ubaitaba, Teolândia, Ilhéus (bairro da Barra), entre outras comunidades.
Durante este mês de junho, os paroquianos fazem memória ao Santo Padroeiro, pedindo sua intercessão e agradecendo por todas as graças já alcançadas por meio dele.

História

No dia 13 de junho, celebra-se Santo Antônio de Pádua, conhecido como o “santo casamenteiro”. Nascido no ano de 1195, em Lisboa – Portugal, Santo Antônio teve como nome de batismo Fernando. Aos 15 anos de idade, ingressou ao Convento dos cônegos de Santo Agostinho, nas redondezas de Lisboa, onde ficou pouco mais de dois anos. Depois, foi transferido para o mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra. Neste último, Santo Antônio teve contato com frades franciscanos menores, visto que eles eram hóspedes do mosteiro. Após o martírio destes frades em Marrocos, Santo Antônio que contemplara os corpos daqueles cinco franciscanos mártires em Cristo, decidiu seguir a comunidade franciscana.

Santo Antônio encontrou para o Convento de Olivais, onde adotou o nome de Antônio. Teve um curto noviciado e seguiu para a missão de evangelizar em Marrocos. Adoeceu e teve que retornar para Portugal. Em 1221, numa assembleia da Ordem Franciscana, Santo Antônio teve o seu primeiro contato com São Francisco de Assis. Santo Antônio só foi conhecido, dentro da comunidade franciscana, após o início de suas pregações, muitas lidas e estudadas até hoje. O destaque veio devido à sua grande sabedoria dom. Graças a isto, ajudou a propagar o Evangelho na Itália e da França.

Santo Antônio morreu no dia 13 de junho de 1231, aos 36 anos, em Pádua.
Sendo canonizado onze meses depois pelo Papa Gregório IX e, em 1946, Papa Pio XII o proclamou Confessor e Doutor da Igreja. “Como Santo Antônio foi sepultado numa terça-feira este dia da semana lhe é consagrado. Uma senhora de Toulon na França, por ter alcançado uma grande graça por intercessão de Santo Antônio, resolveu distribuir pães aos pobres em sua homenagem, daí a benção do pão de Santo Antônio, lembrando a caridade que se deve ter para com os mais necessitados”.
Fonte: CNBB

Deixe uma resposta