Confira a programação de Corpus Christi em algumas cidades da região da Bahia e saiba mais sobre o significado e origem dessa data especial!

, Destaques
Na Diocese de Ilhéus, Pe. Damião Borges, chanceler da Cúria da Diocese de Ilhéus e Pároco da Paróquia Santo Antônio da Barra, convida para a solenidade de Corpus Christi. Como todos os anos, a missa será pela manhã nas Paróquias e à tarde terá a seguinte programação: 14h, haverá uma tenda eucarística e às 16h, terá procissão eucarística, encerrando com a benção do Santíssimo, em frente à Catedral de São Sebastião, no centro de Ilhéus (BA).
 
Em Eunápolis (BA), às 8h teve início as missas solenes nas quarenta e cinco paróquias da Costa do Descobrimento. Adoração ao Santíssimo Sacramento o dia todo e  às 16h, tem procissão de Corpus Christi.
 
Em Itabuna (BA), a programação também começou cedo, às 6h, com a confecção dos tradicionais tapetes ornamentais. A confecção segue até às 12h. Às 7h, teve a missa da Comunidade. Das 8h às 14h, acontece a Adoração ao Santíssimo Sacramento. No período vespertino, a missa começa às 15h. E às 16h, tem solene procissão com o Santíssimo Sacramento e encerramento com a benção do Santíssimo.
 
O Corpus Christi, feriado em que é celebrado o Corpo de Cristo, simbolizado na missa católica pela hóstia, é comemorado em várias cidades brasileiras através dos tapetes de serragem. Neles, os fiéis “desenham” cálices, pães e vinhos, que lembram o sacramento da comunhão.
Mas de onde vem essa tradição? Como os tapetes são feitos? Onde eles são colocados? Tire estas dúvidas a seguir.
 
Origem e significado
Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. Elas chegaram ao Brasil na época da colonização.
Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”, como explicou a Arquidiocese de Belo Horizonte.
“Os tapetes integram o trajeto da procissão com o Santíssimo Sacramento, que para os católicos é a presença de Jesus no Pão Eucarístico”.
 
Material
Tradicionalmente os tapetes são feitos de serragem e de sal colorido, mas hoje, os fiéis também usam materiais diversos, como borra de café, areia, cascas de ovos e flores.
Os tapetes não saem do lugar: normalmente são feitos desenhos no próprio chão, que depois são preenchidos com esses materiais, compondo os tapetes.
 
Procissões
Os tapetes são confeccionados ainda na madrugada para que que fiquem prontos a tempo das procissões com o “Corpo de Cristo”, que simboliza o sacramento da comunhão.
Os fiéis passam por cima dos tapetes no trajeto definido para a procissão. São eles que sinalizam o percurso da procissão.
 
Mas o que quer dizer Corpus Christi?
Significa, em latim, corpo de Cristo. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho”.
 
Desde quando a data é celebrada?
A festa foi instituída pelo papa Urbano 4º, no dia 8 de setembro de 1264 – ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de “Transiturus”, instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia.
Segundo alguns biógrafos, o papa medieval incumbiu o filósofo e teólogo italiano São Tomás de Aquino (1255-1274) de redigir um rito (“ofício”) para a celebração da data.
Urbano, porém, morreu poucos anos após instituir a festa, em outubro do mesmo ano – o que acabou retardando a adoção das celebrações. A comemoração de Corpus Christi só “pegaria” para valer décadas depois, quando a data foi reafirmada pelo Concílio de Vienne, em 1311.
Uma forma tradicional de celebrar é com uma procissão em alusão à caminhada do “povo de Deus” em busca da Terra Prometida.
Em Portugal, o dia é chamado também de Corpo de Deus, e é comemorado às vezes com procissões pelas ruas – que também acontecem em algumas cidades do Brasil. Em algumas cidades brasileiras, há o costume de adornar as ruas com “tapetes” feitos de serragem colorida e outros materiais.(Fonte: G1)

Deixe uma resposta