Muita alegria, fé e louvor marcam a primeira noite do Novenário de Santa Rita de Cássia

, Homilias

Após a grande noite de abertura do Novenário de Santa Rita de Cássia, do anúncio dos festejos de sua padroeira, que aconteceu no domingo (12) com a Santa Missa, seguida de carreata pelas principais ruas do bairro, a Paróquia Santa Rita de Cássia realizou nesta segunda (13), às 19h, a 1ª Noite do seu novenário, que teve como presidente da Celebração Eucarística, o Padre Adriano Fernandes, pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro Conceição, em Itabuna/BA.

Na homilia, o Pe. Adriano refletiu sobre a importância da oração e de deixarmos Jesus nos tocar para que a mudança de vida aconteça verdadeiramente: “a nossa oração deve ser instrumento para ouvir a Jesus, de se permitir ser tocado por Ele e abrirmos o nosso coração na sua presença. É preciso deixar que Deus fale em mim, assim como sua obra também, através do Espírito Santo.  É na presença do Senhor que devo abrir o meu coração, assim como Santa Rita de Cássia, um grande exemplo de constância de fé e oração”.

Continuando sua reflexão, o Pe. Adriano enfatizou que “A relação de Santa Rita era de intimidade e confiança em Deus, assim como deve ser a nossa missão como igreja, homens e mulheres batizados e chamados a partilhar a fé. O batismo não deve ser apenas um vínculo social, o batismo nos torna pertencentes a Jesus, nos faz dizer que estamos abertos e acessíveis a condução do Espírito Santo, para que seja realizado em nós todo o mistério de Cristo.”.

Fiéis e devotos entoaram louvores a Deus, nesta noite de júbilo, agradecendo a intercessão de Santa Rita de Cássia, por muitas graças alcançadas. A liturgia proclamada ficou a cargo das comunidades paroquiais: Nossa Senhora de Lourdes, São Francisco de Assis, Santa Luzia e São Paulo Apóstolo), sendo o Ministério de Música Porta Vozes da Paz, o responsável pela liturgia cantada da noite. Os convidados da noite foram a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, as Comunidades Paroquiais, A Secretaria de Saúde, o SAMU, os Abrigos e Creches da nossa cidade.

Como verdadeiros cristão, é necessário refletirmos sobre nossa missão na Igreja de Cristo: “Como a igreja vai dar testemunho de Jesus, se ela estiver longe do Senhor? Como a igreja vai ser um sinal de salvação, se nós não estivermos incorporados no Senhor, introduzidos, ligados como os ramos a videira? Como seremos uma igreja testemunha de Cristo, se nós não dialogamos, não falamos, não rezamos, não estamos em comunhão com o Senhor. Não existe discípulo longe do seu Mestre”, concluiu o Pe. Adriano Fernandes.

Os festejos foram concluídos com a realização da quermesse, que teve os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) e os Acólitos/Coroinhas como responsáveis pelas comidas e bebidas, iguarias da melhor qualidade. A noite contou com som ao vivo para animar mais ainda a convivência fraterna entre os presentes.

Lembramos que a programação das noites inicia sempre com o Momento Mariano, às 18h. Os festejos de Santa Rita de Cássia vão até o dia 22/05.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação/Paróquia Santa Rita de Cassia de Itabuna(BA)

Deixe uma resposta