Novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística foram instituídos hoje em Itabuna.

, Homilias
A instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística foi realizada neste sábado,11 de maio, em Itabuna (BA), na Paróquia Santa Rita de Cássia, que ficou lotada. 
Os fieis testemunharam a instituição de 23 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, sob a presidência do Padre Frei Luciano Martins (pároco) e Frei Pedro. A Santa Missa das 19h foi o cenário onde esses fiéis foram chamados a um serviço especial na comunidade. 
 
Na oportunidade, o Frei disse: “Hoje existe um grande sentimento, que é justamente o sentimento de gratidão a Deus. O poder do sim de vocês é a oportunidade para agradecer a disponibilidade do serviço de cada um.  Meus irmãos e minhas irmãs, amaremos também, parentes, amigos que se encontram ou que fazem parte desta Assembleia (…)”.
 
Vale ressaltar que nesta celebração,15 Ministros renovaram, na presença de amigos convidados e familiares.
A instituição desses novos ministros é um ato de compromisso, uma aceitação do chamado divino para servir à mesa do Senhor de maneira mais íntima e ativa. Através dessa investidura, eles receberam o ofício sagrado de administrar a Sagrada Eucaristia, tanto na celebração litúrgica como também, levando-a aos enfermos e oferecendo o Viático, tornando-se pontes entre o divino e os fiéis.
 
Esse serviço existe na paróquia de Santa Rita desde sua origem. Surgiu como fruto das decisões do Concílio Vaticano II. Em 1969, o papa Paulo VI, com o documento Fideis Custos, orientava a instituição de homens e mulheres para a distribuição da Sagrada Comunhão. Atualmente, a paróquia de Santa Rita de Cássia conta com 70 pessoas que nutrem um profundo amor pela Igreja e que, além de suas atividades na sociedade e âmbito familiar, dedicam-se
a exercer este ministério na Igreja, Comunidade de Comunidades.
 
viço no altar, a distribuição  da Comunhão, visitação aos enfermos, o acompanhamento de velórios e funerais, bem como estar presente na Comunidade Eclesial de base como um líder e animador na messe do Senhor Jesus. Tem como patrono São Mateus Moreira, que teve seu coração arrancado pelas costas e ainda encontrou forças para professar, no último instante, sua fé na Eucaristia, exclamando: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”. Foi proclamado Patrono dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, na Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em 2005. Seu dia é comemorado em 03 de outubro.
 
A equipe deste Portal deseja que Deus abençoe abundantemente a todos os novos Ministros
Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística e que eles possam ser verdadeiras testemunhas do amor de Cristo.
Fotos: Pascom/Paróquia Santa Rita de Cássia

Deixe uma resposta