Os devotos de São Jorge, conhecido como santo guerreiro da Capadócia, participam de programações especiais neste dia 23 de abril. Na Paróquia São Jorge – a única da Arquidiocese de São Salvador da Bahia dedicada a ele -, os festejos terão início com a alvorada às 5h.
Ainda neste dia, serão celebradas Missas às 8h e às 13h. Às 16h os fiéis sairão em procissão, do Largo de Roma até a Matriz (Rua Rosalvo Barbosa Romeu, s/n, Vila Rui Barbosa – Jardim Cruzeiro, Salvador). O ponto alto das homenagens será a Santa Missa Solene, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Dorival Barreto, às 19h.
No Centro Histórico da capital baiana, a Devoção a São Jorge também iniciará as homenagens, neste 23 de abril, com alvorada às 5h, na Igreja e Convento São Francisco (Largo do Cruzeiro). Os devotos também participarão de um café da manhã partilhado, às 7h30. Já a Santa Missa Solene terá início às 8h, sob a presidência do frei Pedro Júnior Feitas da Silva, OFM, e será seguida de procissão.
A luta de São Jorge contra o dragão
Nascido na Capadócia, oficial do exército de Diocleciano, São Jorge morre mártir em 303, entre atrozes torturas, por não negar sua fé durante as perseguições anticristãs desencadeadas pelo imperador romano. Famoso o episódio lendário em que, protegido pela Cruz, mata o dragão que devorava as pessoas: símbolo de fé que triunfa sobre o mal.
São Jorge é considerado Padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. O Santo é honrado também pelos muçulmanos, que lhe deram o apelativo de “profeta”.
Com informações históricas do Vatican News
Comments
No comment