No dia 11 de abril, celebra-se o décimo quarto aniversário de ordenação dos dois diáconos permanentes da diocese de Itabuna, no sul da Bahia: Ailtom Matos e Trajano Oswaldo. Há 14 anos, eles foram chamados a assumir o ministério diaconal com dedicação e serviço à comunidade. Desde então, eles têm desempenhado um papel fundamental na vida da igreja, guiando os fiéis, promovendo a solidariedade e compartilhando a mensagem de amor e compaixão.
A equipe deste Portal, aproveita a oportunidade, para parabenizar os diáconos aniversariantes, por todos esses anos de missão na evangelização.
A Diocese de Itabuna conta hoje com os serviços de evangelização de nove diáconos permanentes e um transitório. São homens casados que receberam o Sacramento da Ordem em seu primeiro grau. À eles, compete administrar o Batismo, assistir ao Matrimônio, conservar e distribuir a Eucaristia, dirigir a comunidade, presidir o culto, pregar a Palavra de Deus, administrar os sacramentais (ritos, preces e bênçãos), oficiar exéquias, dedicar-se ao serviço dos pobres e realizar outras tarefas importantes.
Vale ressaltar que o diácono transitório é o diácono de carreira, aquele que está se preparando para o sacerdócio, ou seja, para se tornar padre.
Comments
No comment