A Rede Excelsior de Comunicação (AM 840 e FM 106.1), veículo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, está liderando uma iniciativa especial dedicada a promover o respeito e a paz na sociedade. Intitulada “Semana pelo Respeito e pela Paz”, a ação acontece até o dia 15 de outubro, e o esforço surge em resposta à crescente onda de violência urbana que afeta Salvador e o estado da Bahia, incentivando a reflexão sobre a importância do respeito mútuo e da paz em uma sociedade cada vez mais adoecida pela violência e pela intolerância.
Neste período, a programação das emissoras, juntamente com as matérias para os portais da rede, estão sendo especialmente elaboradas para abordar temas que reflitam as causas estruturais da violência nos diversos âmbitos atuais, avaliando a conjuntura da violência no estado, formas de cooperação social para construção de uma cultura de paz, o cultivo de uma comunicação não violenta e o respeito ao próximo. Para tanto, participam cientistas sociais, atores políticos e sociais, operadores do direito, religiosos, psicólogos e comunicadores neste empenho conjunto. Como afirmou o Papa Francisco, “a paz deve ser construída. Nunca é violenta e nunca está armada”.
Como parte das atividades planejadas para a Semana de Promoção ao Respeito e à Paz da Rede Excelsior, na quinta-feira, 12 de outubro, dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, os ouvintes terão a oportunidade de acompanhar uma cobertura dos festejos no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Imbuí, em Salvador. Às 17h, será transmitida na Rede Excelsior (AM 840 e FM 106.1) a Santa Missa direto da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, presidida pelo reitor, padre Edson Menezes, que celebrará com a motivação da promoção ao respeito e construção de uma cultura de paz.
Segundo o coordenador de jornalismo da emissora, Genildo Lawinscky, “a semana que poderia ser transformada em símbolo da vida de todos nós, é uma grande chance para reflexão sobre estes componentes mais essenciais no seio das nossas famílias e da sociedade. A paz gera respeito e quando há respeito, todos temos paz e saúde mental. É disso que a sociedade atual mais precisa. E as nossas famílias precisam, de forma urgente, se juntar a tantos quantos ainda querem salvar o futuro dos seus filhos”, disse.
O diretor de programação da Rede Excelsior, padre Gil Peixinho, reforça que “toda a programação estará chamando especialistas para discutirmos uma cultura civilizada que gere a paz nas relações entre os homens, nas relações entre as religiões, nas relações com a nossa Casa paterna, a Terra, com a natureza”, afirmou.
Texto: Sara Gomes/Arquidiocese de Salvador(BA)
Comments
No comment