A tradicional Semana Nacional da Família começou no dia de 13 e encerrou neste sábado, 19, na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia e em todo Brasil. O tema central foi: “Família, fonte de vocações”. Esse tema foi escolhido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) para este ano de 2023. Mesmo tema do 13° Simpósio Nacional das Famílias, o mote está em sintonia com o III Ano Vocacional do Brasil, celebrado até novembro deste ano, com a intenção de promover a reflexão, a oração, e a promoção das vocações no país.
O encerramento da Semana da Família foi realizado na paróquia Catedral de São José, com a participação de vários grupos, pastorais, movimentos da cidade de Itabuna.
Às 15h, a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar deu as boas- vindas para os fieis de várias paróquias da cidade. Em seguida, aconteceu Louvores, músicas, pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento, sorteio de brindes, entre outros momentos de evangelização.
O tema: “Família, fonte de vocações” foi conduzido por Danilo e Katiele – Coordenadores do Grupo de Oração da RCC (Renovação Carismática Católica) da paróquia Santa Rita de Cassia.
Danilo refletiu a importância de os filhos pedirem a bênção dos pais. Falou também do exemplo que os pais devem dar aos filhos e corrigir o erro de ambos os lados.
Às 18h, a celebração eucarística de encerramento foi presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos e concelebrada por padres e diáconos da diocese. O casal coordenador da Pastoral Familiar do Regional NE3 de Bahia e Sergipe, Júlio e Katia, também participou.
Vale lembrar que dom Carlos é bispo de Itabuna e também o bispo referencial da Pastoral Familiar do Regional NE3 dos estados de Bahia e Sergipe.
Na homilia, ele disse: “Amados irmãos e irmãs da Pastoral Familiar, vocês são felizes? Sua família é uma família edificante? Vocês têm o exemplo de uma grande família, que desde então chamados, deram seu sim e até hoje são lembrados? Estamos na Semana Nacional da Família fazendo, portanto, o encerramento oficial em nossa diocese, em nosso Brasil. Que bonito se nós assim assumíssemos verdadeiramente que a família cristã é ponte de invocações. As nossas famílias seriam outras, seriam apaixonadas pela Igreja, apaixonadas por Jesus, apaixonadas pelos seus pais, seus familiares. Infelizmente estamos perdendo essa paixão pelo papai e pela mamãe, infelizmente os filhos estão perdendo realmente a essência de ser filho, em busca de um pai e em busca de uma mãe. A paternidade responsável, a maternidade responsável estão cada vez mais se distanciando. Pois bem, está aqui a palavra de Deus hoje, chamando-nos atenção. Jesus falava ao povo. Mais felizes ainda são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática. Meus irmãos e irmãs, como seria bom que as nossas famílias pudessem ouvir a voz de Deus, ouvir a palavra de Deus e colocá -lá em prática a cada dia e a cada momento da vida.”, disse o bispo.
O evento foi transmitido pelo
YouTube da Diocese de Itabuna.
Confira o álbuns de fotos, clicando abaixo:
https://www.facebook.com/portalcatolico.net
Comments
No comment