Evento ocorre de 21 a 24 de agosto
Por Lídia Tostes
Entre os dias 21 e 24 de agosto, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) será sede do 2º Encontro de Reitores de Santuários do Regional Sul 1 – que compreende o estado de São Paulo –, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Cerca de 60 pessoas, entre reitores e representantes dos Santuários, são esperadas para o evento.
O encontro tem como tema “Vocação e Missão dos Santuários: acolher, celebrar e anunciar! ” e trabalha, como eixo central, a gestão dos Santuários. A programação tem início na segunda-feira (21), com a Missa de Abertura, às 18h30, na Capela Nossa Senhora da Boa Esperança – jardins do Rainha Hotéis.
Na terça-feira (22) e quarta-feira (23), as atividades começam às 8h, no Santuário Nacional. Ao longo dos dias os reitores e representantes dos santuários participam de formações e momentos de partilha de experiências. As formações serão realizadas no Salão Três Pescadores, subsolo da Basílica.
“O encontro tem como principal objetivo promover a comunhão, a troca de experiências e pontuar os desafios que os Santuários vem enfrentando neste período pós pandemia, na grande missão de Evangelizar”, afirma o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, padre Diego Antônio da Silva.
A agenda do evento inclui, ainda, a visita dos participantes a Guaratinguetá, cidade vizinha e terra do primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão. Na terça, eles participarão da missa, às 15h, no Santuário de Frei Galvão. Em seguida, às 17h, o grupo segue até a Casa de Frei Galvão e a Paróquia de Santo Antônio.
Na quarta, participam da missa das 18h, no Altar Central da Basílica, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes. A Missa de Encerramento desta 2ª edição do encontro será celebrada na quinta-feira (24), às 11h, na Capela dos Apóstolos – localizada atrás do Nicho de Nossa Senhora Aparecida.
Regional Sul 1
Além do Santuário de Aparecida, a Igreja no estado de São Paulo conta com o Santuário de Frei Galvão e o Santuário de Nossa Senhora da Esperança, em Guaratinguetá, o Santuário do Pai das Misericórdias e o Santuário Diocesano Santa Cabeça, em Cachoeira Paulista, o Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo, em Piquete, e o Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, em Tremembé.
“É importante ter consciência que um santuário não é uma paróquia comum, mas é uma pastoral extraordinária, submetida a várias necessidades que suplantam a organização ordinária de uma paróquia. É o que identifica o próprio santuário como um lugar da graça de Deus, o anúncio da mensagem da salvação, da palavra, da misericórdia e da eucaristia”, explica padre Diego.
Atualmente, o Regional Sul 1 é composto por 6 Arquidioceses, 36 Dioceses e 6 Regiões Episcopais, divididas em 7 sub-regiões Pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo e Sorocaba.
Comments
No comment