Juiz de Fora ganha Santuário do Sagrado Coração de Jesus

A paróquia Sagrado Coração de Jesus em Juiz de Fora (MG) será elevada a santuário amanhã (16), dia da solenidade do seu padroeiro. A missa solene será celebrada pelo arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira às 9h. Este será o primeiro santuário de Juiz de Fora dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e primeiro dos três santuários criados por dom Gil Antônio, em vista “do Centenário da diocese de Juiz de Fora, a ser celebrado em fevereiro de 2024”, disse a comunicação da arquidiocese a ACI Digital.

Além da missa de criação do santuário, a paróquia que foi fundada em 1972, pelos padres da Ordem da Santa Cruz (Crúzios), terá mais três missas solenes ao Sagrado Coração de Jesus: às 7h, 15h e 19h. Após esta última missa, haverá uma procissão com a imagem do Sagrado Coração.

Segundo a comunicação da arquidiocese, antes da iniciativa de dom Gil Antônio, na arquidiocese já havia “um pedido da coordenadora do Apostolado da Oração, Neiva Rocha Souza” para que a paróquia Sagrado Coração de Jesus fosse elevada a santuário.

Santuário é “a igreja ou outro lugar sagrado aonde os fiéis, por motivo de piedade, em grande número acorrem em peregrinação, com a aprovação do Ordinário do lugar”, diz o Código de Direito Canônico nº 1230, e deve ser solicitado ao bispo da diocese, que, sendo favorável ao pedido, concede o título de Santuário a igreja solicitante.

A arquidiocese de Juiz de Fora já possui três santuários: Nossa Senhora das Mercês, em Mar de Espanha (MG); Bom Jesus do Livramento, em Liberdade (MG) e São Judas Tadeu, em Juiz de Fora (MG). E para celebrar o centenário da arquidiocese ainda serão criados mais dois santuários: de São Miguel, em Santos Dumont (MG). Sua elevação está prevista para o dia 29 de setembro deste ano, dia do seu padroeiro. O outro santuário é o Eucarístico, no centro de Juiz de Fora, sua criação está prevista para o início de 2024.

Por: Monasa Narjara/ACI

Deixe uma resposta