Coordenação Diocesana realiza formação para os candidatos a Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística em Itabuna

, Homilias

Aconteceu neste fim de semana, 11 e 12/06, no Centro Pastoral Diocesano, a Formação Diocesana para os candidatos a Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística das Paróquias da Forania Centro, que é composta por 14 paróquias e duas quase-paróquias, na cidade e diocese de Itabuna (BA). O encontro teve início no sábado, com credenciamentos dos candidatos. O encerramento aconteceu neste domingo, às 11h30, com a Missa de Envio presidida pelo bispo diocesano, dom Carlos Alberto dos Santos. Na oportunidade, ele disse: “Estamos aqui para experimentar o amor de Deus através desse serviço muito bonito que é a dedicação à Eucaristia.”

O encontro é organizado pela Coordenação Diocesana dos M.E.S.C.E.S, formada pela coordenadora Rosângela e equipe. Durante a Formação são abordados diversos temas, sendo eles: Espiritualidade do Ministro; missa parte por parte; Ministro e os Enfermos; os vários Ministérios na Igreja; O Ministro e Nossa Senhora e os Objetos Sagrados. A formação foi realizada por padres, diáconos e bispo pelo diocesano.

O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística é um leigo que é investido para exercer o ministério por um período de 2 anos, tendo como função principal levar a Comunhão para os Enfermos. Ainda, quando necessário, auxiliar o sacerdote na Santa Missa na distribuição da Comunhão e cuidar dos objetos sagrados.

O candidato a M.E.S.C.E. é escolhido através dos coordenadores paroquiais dos Ministros e pelos sacerdotes. A investidura será feita pelo padre da paróquia de origem. 

Vale ressaltar que o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão foi instituído aos 30 de abril de 1969, pela Instrução vaticana Fidei custos,da Sagrada Congregação para os Sacramentos. A autorização foi confirmada pela Instrução Imensae charitatis, da mesma Congregação, em 1973. Paulo VI, em 1972, com o Motu Proprio Ministeria quaedam, instituiu os ministérios de Leitor a Acólito. Mais Recentemente, em 1997, a congregação para o Clero, aliada a outras Congregações e Conselhos Pontifícios, publicou a Instrução Acerca de algumas questões sobre a colaboração dos leigos no sagrado ministério dos sacerdotes, e o papa Bento na Exortação Apostólica Pós-Sinodal de 2007, Sacramentum caritatis, ao refletir sobre a Eucaristia, referiu-se aos serviços prestados pelos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. 

Álbuns de fotos, neste link: https://www.facebook.com/portalcatolicooficial

Deixe uma resposta