Confira a história de Santo Antônio, o santo pai dos pobres e casamenteiro!

, Destaques

O Dia de Santo Antônio é comemorado anualmente em 13 de junho, data da sua morte. 

Considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros, é também conhecido como “Santo Antônio Casamenteiro”, sendo que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho por ser a véspera da sua festa. 

 
Santo Antônio, tradicional santo junino, começa a ser celebrado dia 1ª de junho, com realizações de trezenas que seguem até o dia 13 de junho. 

Na diocese de Itabuna tem 4 paroquias dedica ao santo nas cidades:  
Itororó, Firmino Alves, Itajú do Colônia e em Itabuna, também é celebrado em milhares de paroquias e comunidades em todas as regiões do país e do mundo. 
 
Os devotos do santo, conhecido, como pai dos pobres e casamenteiro, participam, além das trezenas, novenas e tríduos e orações em preparação à festa do padroeiro, celebrado no dia 13 de junho. 
 

Santo Antônio nasceu em Portugal, em 1195, e é conhecido como “de Pádua” porque foi nessa cidade italiana onde morreu (1231) e são veneradas suas relíquias. Diz-se que, certo dia, enquanto rezava, o menino Jesus apareceu a ele. 

São Boaventura dizia: “Recorre com confiança a Antônio, que faz milagres, e ele te conseguirá o que buscas”. Leão XIII o chamou “o santo de todo mundo”, porque sua imagem e devoção se encontram por todas as partes. 

Santo Antônio de Pádua também conhecido por ser o Santo Casamenteiro é um dos primeiros membros da ordem dos franciscanos, contemporâneo de São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis, sendo um grande exemplo de humildade, fé e vida em Jesus Cristo. 

 Conheça um pouco a História de Santo Antônio 

 O Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho por ser a data de sua morte. Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195 e morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231. 

Santo Antônio foi inicialmente um frade agostiniano e um grande estudioso e pregador. Mais tarde entrou para a Ordem de São Francisco de Assis (Franciscana), em 1220. 

Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família influente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte. 

Também desenvolveu um grande amor pela figura do Menino Jesus e teria recebido visões Dele enquanto estava em oração. Por isso, o santo é representado carregando-O nos braços, junto a um ramo de lírios, símbolo da castidade. 

A canonização de Santo Antônio aconteceu poucos anos após sua morte, e muitos consideram que terá sido uma das canonizações mais rápidas da história. 

 Milagres de Santo Antônio 

 Santo Antônio fez vários milagres em vida e um dos mais famosos é o da pregação aos peixes. Quando o santo estava na Itália, se dirigiu à cidade de Rimini para evangelizar os hereges. Como não foi ouvido, passou a falar da palavra de Deus para os peixes que prontamente apareceram com as cabeças fora d’água. 

Também quando fez um sermão sobre a presença de Cristo na eucaristia, um homem, dono de um burro de carga, se pôs a burlar do santo. Este o desafiou pedindo que trouxesse o animal e que ele saberia reconhecer quem estaria contido na hóstia. 

Imediatamente, trouxeram o burro e puseram um pouco de capim para que fosse atraído pelo alimento. Quando Santo Antônio mostrou-lhe a hóstia, o animal imediatamente se ajoelhou, fazendo uma reverência ao sacramento. 

Deixe uma resposta