O Papa a Bartolomeu I: a solidariedade entre cristãos é necessária para a amizade social

Francisco agradece a Deus pela vida e ministério de seu “amigo e irmão” Bartolomeu I e recorda que o bom entendimento pessoal entre os dois nasceu no dia da inauguração do seu ministério, quando o patriarca honrou o Papa Francisco “com sua presença em Roma”.
 
O Papa Francisco parabenizou, nesta quinta-feira (10/02), o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, pelo 30° aniversário de sua eleição, através de uma mensagem de vídeo.

Francisco agradece a Deus pela vida e ministério de seu “amigo e irmão” Bartolomeu I e recorda que o bom entendimento pessoal entre os dois nasceu no dia da inauguração do seu ministério, quando o patriarca honrou o Pontífice “com sua presença em Roma”. Depois, amadureceu uma amizade fraterna durante os encontros que tiveram não somente em Roma, mas também em Constantinopla, Jerusalém, Assis, Cairo, Lesbos e Bari.

Ao Patriarca Bartolomeu nos une a consciência compartilhada de nossa responsabilidade pastoral comum em relação aos desafios urgentes que toda a família humana enfrenta hoje. Sou profundamente grato pelo compromisso do Patriarca Ecumênico com a proteção da criação e por suas reflexões sobre o assunto, com as quais aprendi e continuo aprendendo muito. Com o surto da pandemia e a propagação de suas dramáticas consequências sanitárias, sociais e econômicas, o seu testemunho e o seu ensinamento sobre a necessária conversão espiritual da humanidade ganharam maior relevância.

O Papa ressalta na videomensagem que “Sua Santidade Bartolomeu indicou incessantemente o diálogo, na caridade e na verdade, como o único caminho possível para a reconciliação entre todos os fiéis em Cristo e para o restabelecimento da sua plena comunhão”.

Nesta estrada certamente queremos continuar caminhando juntos. É nossa convicção comum que a proximidade e a solidariedade entre nós cristãos e entre as nossas Igrejas são uma contribuição necessária para a fraternidade universal e a amizade social, de que a humanidade tão urgentemente necessita.

Francisco conclui a mensagem de vídeo, pedindo a Deus que conceda ao Patriarca Bartolomeu I saúde, serenidade, alegria espiritual e mais senso de humor.

Por: Mariangela Jaguraba /Vatican News

Deixe uma resposta