Nos últimos dias, a Igreja e o governo mexicano anunciaram as medidas de segurança para os peregrinos que visitarão a Basílica de Guadalupe nos dias 11 e 12 de dezembro
A festa de Nossa Senhora de Guadalupe contará com autoridades eclesiásticas que assistirão milhões de peregrinos que chegarão para homenagear a Virgem, em coordenação com as autoridades civis da Cidade do México. Os devotos poderão visitar o Santuário de Cerro del Tepeyac, na capital, mas não poderão pernoitar no Átrio das Américas e seu fluxo deverá ser contínuo para evitar aglomerações e a propagação do coronavírus.
Visita à Basílica antes ou depois de 11 e 12 de dezembro
No ano passado, a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe esteve fechada de 9 a 12 de dezembro e a homenagem à ‘Morenita’ limitou-se ao ato de acender milhares de velas no átrio.
No site da Basílica, Salvador Martínez Ávila, reitor do Santuário, deixou claro que mesmo que as portas da igreja estejam abertas nesta ocasião, os fiéis são convidados a visitar a Virgem ou rezar um Terço diante dela, antes ou depois dos dias 11 e 12 de dezembro.
Fluxo contínuo de fiéis
“Neste momento de pandemia propomos continuar a cuidar de nós mesmos. A Basílica estará aberta, mas teremos que evitar algumas das atividades habituais”, explicou o reitor. “Vamos pedir que não fiquem durante a noite. O fluxo será contínuo para ir e saudar, para estar com a Virgem a cantar-lhe algumas canções enquanto caminhamos e a prestar-lhe uma homenagem desta forma neste ano”, complementou.
Dependendo do número de fiéis, estima-se que o tempo passado em frente à imagem de Nossa Senhora de Guadalupe possa ser entre 5 e 15 minutos, no máximo. Quem participar terá que respeitar os protocolos de saúde, como a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Esperados quase 6 milhões de peregrinos
Segundo afirmou o prefeito da Cidade do México, Francisco Chíguil, 5,7 milhões de peregrinos devem chegar à Basílica durante o mês de dezembro, dos quais 4,2 milhões nos dias 11 e 12.
Para recebê-los da melhor maneira possível, as autoridades civis lançaram a operação “Bem-vindo Peregrino 2021”. Para todos os que irão para o Santuário será imprescindível ter feito a vacinação completa. Não poderão levar crianças e adolescentes, não haverá serviços à sua disposição durante a sua estada, nem a possibilidade de estacionar bicicletas.
Para concluir, Salvador Martínez informou que a canção “Las Mañanitas” para a Virgem de Guadalupe e as Missas de 11 e 12 de dezembro, já gravadas nos últimos dias, serão transmitidas pela TV e nas plataformas on-line da Basílica.
Fonte:Vatican News
Comments
No comment