A tradicional romaria de Bom Jesus da Lapa, cidade no oeste da Bahia, será realizada de forma semipresencial, por causa da pandemia do novo coronavírus.
O evento religioso, um dos principais e maiores da Bahia, reúne milhares de fiéis em Bom Jesus da Lapa, cidade conhecida como capital baiana da fé. No ano passado, diante do momento de gravidade que a Bahia registrava na pandemia, o evento foi cancelado e a programação foi online.
Ontem, quinta-feira (5), algumas pessoas puderam acompanhar o último dia da novena. Nesta sexta-feira (6), dia em que é comemorado o dia do Bom Jesus, vai acontecer uma programação especial ao longo do dia.
A Missa solene teve início às 7h Às 15h, tem Terço da Misericórdia. Às 18h, tem a Celebração de encerramento.
As cerimônias são realizadas com distanciamento de pessoas. A capacidade máxima do evento é de 100 pessoas. O restante deve acompanhar o evento nas redes sociais do Santuário da Lapa.
Bom Jesus da Lapa recebe todos os dias do ano grupos de romeiros, turistas e curiosos, alguns a pé, de carroça, de ônibus e até mesmo de pau-de-arara, sendo que os devotos visitam com a intenção de prestar suas obrigações religiosas. Mas é no período das Romarias de Bom Jesus da Lapa que esse número de visitantes cresce exponencialmente chegando a receber cerca de 400 a 500 mil pessoas em apenas 3 dias, sendo o ápice em 06 de agosto.
As romarias começaram com a chegada de Francisco de Mendonça Mar que, em 1691, veio a pé de Salvador, conduzindo por vários meses uma imagem do Senhor Bom Jesus, de aproximadamente 35 centímetros, indo parar no morro que se tornaria, um ano depois, um santuário de peregrinações.
Foto: Divulgação/Internet
Comments
No comment