Para o Ministério de Acólito: Muryllo Oliveira Reis (Paróquia Santo Antônio da cidade de Itororó) e Pedro Vinícius Santos de Oliveira (Paróquia Santa Rita de Cássia de Itabuna.
O QUE É O LEITORATO?
Esse ministério é um sinal concreto do amor à Palavra de Deus. Os que recebem da Igreja esse apostolado, recebem também, a confiança e o
dom para a proclamação das leituras, salmos e preces durante as celebrações litúrgicas, por isso, das mãos do Bispo ou daquele que realizam o rito, recebem o livro das Sagradas Escrituras. Além disso, tem como missão, instruir o povo de Deus na iniciação cristã, na preparação para os sacramentos e de pessoas que exercerão ministérios na Sagrada Eucaristia.
O Leitorado é mais um degrau em direção à ordenação sacerdotal. É mais um passo que o seminarista dá em direção ao altar e às Sagradas Ordens, mediante esse amor que se manifesta na entrega de sua vida e oferta de sua vocação pelo povo de Deus.
O próximo passo será o Ministério do Acolitato, no qual os seminaristas se tornam ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.
Na preparação para o sacerdócio, que dura cerca de oito anos, o seminarista, além dos estudos de filosofia e teologia, recebe os ministérios que o colocam mais próximos ao serviço do povo de Deus. Dois ministérios são recebidos antes da ordenação diaconal: o leitorato e o acolitato. No primeiro, o seminarista passa a servir a mesa da Palavra,
recebe o livro, enquanto no segundo serve o altar da Eucaristia, recebe a patena com o pão que será consagrado em Corpo do Senhor.
O acólito, pela instituição, torna-se, portanto ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode levá-la aos que não conseguem mais ir a igreja para as celebrações da Missa e pode também distribuí-la durante a missa. Por isso, no rito de instituição do acolitato, o candidato a este ministério, recebe das mãos do bispo, a patena com o pão que será consagrado em Corpo de Cristo.
Comments
No comment