Numa Santa Missa Solene presidida por Dom José Edson Santana Oliveira, em presença do clero reunido, religiosas e religiosos, seminaristas e fiéis leigos, hoje 12 de junho às 9h na Catedral Diocesana de Eunápolis, foi comemorado o Jubileu dos 25 anos de Criação da Diocese de Eunápolis pelo Papa São João Paulo II através da Bula “Munus Apostolorum” nomeando Dom José Edson até então do Clero Diocesano de Feira de Santana como seu 1° Bispo.
A Diocese de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, está em festa, em comemoração aos 25 anos de criação e instalação da diocese na Costa do Descobrimento do Brasil. É o seu primeiro jubileu e em especial, seu episcopado de dom José Edson Oliveira. O bispo diocesano dom José Edson Oliveira, em janeiro deste ano, às deu início a abertura oficial da Porta Santa do Jubileu, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral Diocesana). Na oportunidade, ele disse: “A Porta é um símbolo para lembrar a todos e a todas que por aqui passarem, lembrar sempre daquele que diz: ‘Eu sou a Porta, quem passar por mim, será salvo! Entrará, sairá e encontrará passagens’. Aquele que entra, terá segurança. A abertura da Porta Santa é um convite para refletirmos sobre a nossa vivência batismal, a nossa caminhada enquanto fieis”
Neste sábado, 12 de junho, celebra-se a data da criação da diocese: 12 de junho de 1996. Durante a missa presidida por dom José Edson, na manhã deste sábado, ele contou um pouco da história da diocese: “Estou aqui para dizer: eu Te louvo, ó Pai! Porque o papa João Paulo II criou essa diocese, e eu te louvo e agradeço por me conceder a graça de ser o primeiro bispo dessa porção querida do rebanho do Senhor. E olhando as histórias da diocese, é um fato inédito: no mesmo dia ser criada a diocese e nomeado o seu bispo. Te louvo, Senhor, por essa história!”
Mas, muitas comemorações ainda estão por vir: no dia 8 de setembro, celebra-se o aniversário de ordenação do bispo dom Edson (são 25 anos como pastoreio), e no dia 12 de outubro (data em que foi feita a instalação da diocese de Eunápolis, há 25 anos). São três momentos fortes para celebrar em 2021 e passar pela Porta Santa da indulgência.
O que significa passar pela Porta Santa? Cada vez que se cruza uma Porta Santa, ganha-se uma graça especial e essa é chamada indulgência plenária.
Vale ressaltar que todas as celebrações são/ serão transmitidas pela mídias sociais da diocese, e ficam/ serão restritas, com distanciamento social entre os fieis, devido a pandemia do coronavírus.
A equipe deste Portal parabeniza a diocese de Eunápolis pelas comemorações!
Fotos cedidas por:Pe. Diego Reis/Diocese de Eunápolis