Em mais uma noite de festejos, paroquianos e devotos de Santa Rita de Cássia participaram da 8ª noite do Novenário da padroeira, nesta quinta-feira, 20/05, às 19 horas, onde foi realizada a Celebração Eucarística presidida pelo Ministro Provincial dos Frades Capuchinhos da Bahia e Sergipe, Frei Gilson de Jesus Marinho OFM Cap, e concelebrada pelo Frei Gilson Oliveira OFM Cap.
O Frei Gilson iniciou o momento de reflexão com um canto ao Espírito Santo. Em seguida, relembrou que estamos no mês de Maria e na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, e pediu a todos os presentes que parassem um pouco para pensar em como está sua vida de oração, e afirmou: “Nós católicos precisamos orar mais e pedir a Nossa Senhora que abençoe as nossas famílias, precisamos vivenciar a fé e o amor em família, em nossas casas e com os nossos”. Depois nos pediu para refletir: Como vai a minha família? Eu tenho sido família segundo o coração de Deus? Como tem sido o meu comportamento em casa?
E continuou: “O tempo da novena é para nos ajudar a refletir sobre a nossa vida e percebermos onde estamos errando, e tentar mudar: ser melhor filho, melhores pais, irmãos… Nesse sentido, Papa Francisco escreveu em 2014 uma coisa tão simples, mas ao mesmo tempo tão difícil e necessária para a família: ‘Três palavras que devem existir sempre em nossa casa: com licença, obrigado e desculpa’. São palavras que, por vezes, nós esquecemos de colocar em prática”. E enfatizou: “Estamos aqui para refletirmos sobre a nossa vida e pedirmos a graça de Deus para nos convertermos sempre mais, buscando viver a fé, o amor e o respeito. Às vezes os pais mandam seus filhos para catequese, mas não os acompanham à Igreja. Os filhos não tem o exemplo dos pais, como irão crescer na fé?”
Com a reflexão sobre as nossas ações e que devemos orar e pedir a graça constante ao nosso Deus para a nossa conversão, ele prosseguiu: “Santa Rita foi uma mãe santa, uma esposa santa. Diante do sofrimento e das dores nunca perdeu a fé, estava sempre em oração e seus olhos fitos em Jesus. Uma mulher de fé e caridade, e em tudo soube fazer a vontade de Deus e servir com amor e fidelidade. É nessa identificação com Jesus Cristo que devemos imitar essa Santa”.
Frei Gilson mais uma vez cita uma frase do Papa Francisco: A santidade é o rosto mais belo da Igreja. E completou: “Façam valer o seu batismo. Nele, você é enxertado no Corpo Místico da Igreja. Rita foi chamada à santidade e nós também somos, cada um em seu estado de vida, e a exemplo dos santos aprendamos a resplandecer na vida de santidade de Deus. Por isso, precisamos pedir ao Senhor que alimentados do Pão da Palavra e da Eucaristia, possamos transparecer a santidade de Deus em nós e que a Eucaristia nos fortaleça e nos ajude a permanecermos de pé, sem nos afastarmos de Cristo, buscando o amor e fidelidade sem medo e sem reservas” Finalizou o provincial.
O Ministério de Música Porta Vozes da Paz foi responsável pelos cânticos e louvores da noite, ficando a liturgia com a participação da Renovação Carismática Católica (RCC) e os Músicos da Paróquia. A Pastoral da Comunicação mais uma vez fez a cobertura do evento com a transmissão ao vivo e registrando com fotos que vocês podem conferir também na nossa página no Facebook, basta acessar o link: https://www.facebook.com/pascom.santarita.33/
Como em todas as noites, a transmissão da Santa Missa é realizada pelo canal do YouTube da Paróquia Santa Rita de Cássia Itabuna-BA, portalcatolico.net e Rádio Interativa FM.
Texto: Pastoral da Comunicação (Pascom)
Paróquia Santa Rita de Cássia/Diocese de Itabuna(BA)
Comments
No comment