Com o objetivo de estimular as comunidades pertencentes à Paróquia Santa Rita de Cássia a fortalecer a consciência e as práticas ecológicas, foi criada recentemente a Pastoral da Ecologia. A iniciativa parte da realidade dos graves problemas socioambientais que a humanidade está enfrentando, o que se verifica de muitos modos também em Teixeira de Freitas e região. Outra forte motivação para instituir essa nova pastoral está relacionada aos apelos recorrentes que o Papa Francisco vem fazendo sobre a necessidade de todos e todas cuidarmos da Casa Comum. Na verdade, trata-se de uma atitude de fé, de um compromisso com a vida e com a integridade da criação.
Para marcar a passagem do dia de São Francisco de Assis, patrono da ecologia, a pastoral distribuiu no domingo (4 de outubro) 30 mudas de ipê amarelo para participantes da missa das 7h na igreja matriz Santa Rita (fotos). As mudas foram doadas pelo Programa Arboretum e entregues pela pastoral para serem plantadas e cultivadas em quintais, praças e ruas. O gesto pretendeu chamar a atenção sobre a necessidade de plantar mais árvores, bem como ter atitudes responsáveis com os resíduos e com o meio ambiente como um todo, do qual todos e todas fazemos partes.
Outras ações já foram realizadas pela Pastoral da Ecologia, como limpeza de quintais, ruas, criação de hortas e reflexão sobre a Encíclica papal Laudato Sí. Também estão sendo planejadas outras ações. O grupo pretende integrar mais pessoas na Pastoral e deseja que a mesma se expanda para outras comunidades e paróquias.
Texto e Fotos: Dirceu Benincá/Diocese de Teixeira de Freitas(BA)
Comments
No comment