A Diocese de Ilhéus (BA) decidiu manter as igrejas e paróquias fechadas, mesmo após o decreto da prefeitura que autoriza a volta das atividades presenciais em templos religiosos durante a pandemia de Covid-19.
Bispo diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli comunicou a decisão em nota emitida na manhã desta terça-feira, 26 de maio de 2020.
Bispo diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli comunicou a decisão em nota emitida na manhã desta terça-feira, 26 de maio de 2020.
Confira o decreto na íntegra:
“Meus prezados diocesanos, especialmente os que residem nesta nossa cidade de IIhéus.
Ao tomar conhecimento do decreto 037/2020 de 23/04/2020, publicado pela Prefeitura Municipal de llhéus, que autoriza a retomada de cultos religiosos em meio a pandemia do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e tendo consultado os padres que atuam nas paróquias da cidade de llhéus, oomo pastor e pai, zelando pelo bem estar de todos e por medida de precaução e prudência, achamos por bem
manter fechadas nossas igrejas e capelas pare as celebrações presenciais de culto, ou seja, missas e demais sacramentos, bem coma quaisquer outros tipos de atividades que regem aglomerações.
Esta nossa decisão é fruto da compreensão de que a lgreja é serva do Senhor da vida e busca testemunhar a fé, especialmente no cuidado com o outro, como nos orienta a Campanha da Fratemidade deste ano de 2020, promovida pela CNBB: “viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (cf. Lc 70, 33i34).
Ao mesmo tempo conclamamos nossos fieis catóIicos, os que puderem, a permanecerem em casa ate o fim desta pandemia que tem causado muitas mortes entre nós. 0 isolamento social tem se mostrado um instrumento eficaz.
Continuemos celebrando em família a leitura orante da Palavra de Deus através da leitura e meditação da Bíblia, recitando o Terço e Santo Ofício e assistindo as missas pela tv, internet ou radio.
Nesta semana de oração pela unidade dos cristãos peçamos ao Divino Espírito Santo as luzes e a força necessárias para o combate a este mal que nos atinge e nos conserve firmes e perseverantes no seguimento de Jesus Cristo, o Ressuscitado.
Nossa Senhora das Vitórias alcance de Deus, para nós, a vitória sobre essa pandemia e cubra estas terras com o seu manto sagrado”, declarou Dom Mauro Montagnoli.
Comments
No comment