Aprática atual do Rito Romano da Igreja Católica instrui o padre ou diácono a beijar o livro dos Evangelhos após sua leitura. Quando na presença de um bispo, cardeal ou papa, o livro será levado a eles e a mais alta autoridade dentro da hierarquia da Igreja beijará o livro.Essa tradição é antiga e tem um rico simbolismo. Nikolaus Gihr, em seu livroThe Holy Sacrifice of the Mass (“O Santo Sacrifício da Missa”), explica:
“O Livro dos Evangelhos, ou melhor, o texto sagrado dos Evangelhos em geral, representa nosso próprio Salvador divino e era, portanto, sempre um assunto de veneração religiosa … Depois de provar e experimentar, através do Evangelho, quão doce é o Senhor, quão sem falhas é Sua doutrina, quão bom e refrescante são Suas consolações e promessas, o coração do sacerdote transborda de felicidade e alegria, e ele beija as palavras de vida eterna, a fim de testemunhar sua profunda reverência, seu grande e ardente amor por elas.”
O Concílio Vaticano II reiterou essa crença de que Jesus se faz presente de maneira especial quando a Palavra é proclamada na Missa:
“Ele está presente em Sua palavra, pois é Ele mesmo quem fala quando as sagradas escrituras são lidas na Igreja”.
Isso não substitui a presença real de Jesus na Eucaristia, mas serve para nos lembrar do poder particular da Palavra de Deus.
Com isso em mente, não deveria surpreender o fato de os primeiros cristãos desejarem beijar o livro dos Evangelho na Missa. Isso era feito para expressar o amor a Deus e o reconhecimento de sua presença em sua Palavra.
Em um livro sobre a Missa, Thomas Frederick Simmons explica esse gesto, ao se referir a vários documentos e outras liturgias da Igreja Oriental:
Nas igrejas gregas, a mesma regra é observada … o sacerdote, conforme indicado na rubrica, pode ser visto entrando na nave, e o Evangelhos é beijado por homens, mulheres e filhos da congregação.
Benandot cita a regra da liturgia copta, segundo a qual o povo deve seguir o exemplo dos padres e beijar o livro dos Evangelhos quando este lhes foi trazido, depois de lido.
O gesto de beijar o livro do Evangelho prevaleceu em várias regiões até o século XIII, quando se tornou expressamente reservado ao clero.
Os católicos ainda são incentivados a beijar a Bíblia, mas não no contexto da liturgia. Faz sentido que a tradição mais antiga de permitir que todos beijem o Evangelho não faça mais parte da liturgia, pois essencialmente criaria outra “linha de comunhão” e prolongaria a duração da Missa.
No entanto, é uma tradição bonita, que reconhece o poder das palavras de Jesus no Evangelho.
Fonte: Aleteia
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