Encerrou nesta terça-feira, 06 de agosto, a 328ª Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa, que aconteceu desde o dia 28 de julho, no Santuário de Bom Jesus da Lapa e de Nossa Senhora da Soledade, situado município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia.
O tema central deste ano foi:”Bom Jesus nos chama a viver e promover a liberdade pelo direito e a justiça”.
Mais uma vez, a romaria atraiu fieis de todos os lugares do país e de fora do país, que foram agradecer pelas graças alcançadas e também renovar os votos de fé e devoção.
A Festa de Bom Jesus da Lapa é considerada a terceira maior romaria do Brasil, tendo Bom Jesus da Lapa, cidade com 70 mil habitantes, e mais de 2 milhões de visitantes por ano, denominada de a capital baiana da fé!
A programação de hoje, dia festivo, foi especial!
Às 7h, aconteceu a missa solene em homenagem ao Bom Jesus da Lapa, na esplanada com cerca de 40 mil pessoas de varias regiões do Brasil e do exterior. A Celebração Eucarística teve a presidência do bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom João Santos Cardoso e concelebração dos bispos: Dom Ceslau Stanula, (bispo emérito da Diocese de Itabuna, Bahia); Dom Darci José Nicioli (Arcebispo de Diamantina, Minas Gerais); do Pe. João Batista Alves do Nascimento (Reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa), além de padres missionários redentoristas, diocesanos, e seminaristas.
Na homilia deste dia de encerramento, Dom João pediu às autoridades presentes, que lutassem pela ampliação da Esplanada: “Vocês podem perceber o grande potencial do turismo aqui em Bom Jesus da Lapa, e que a fé é que desperta e atrai milhares de romeiros que se dirigem a essa nossa cidade, argumentou ele.
Durante o dia, aconteceram mais duas missas que foram realizadas às 11h e às 14h30, na gruta de Nossa Senhora da Soledade. Às 16h30,uma multidão participou da tradicional procissão que começou na Catedral Diocesano de Nossa Senhora do Carmo(que ainda está em construção). O andor com a Imagem do Senhor Bom Jesus, saiu pelas ruas, levando junto com ele, um povo fervoroso, emocionado, que demonstrava sua fé até a chegada ao Santuário de Bom Jesus da Lapa.
Vale ressaltar que nestes dias, a Diocese de Bom Jesus da Lapa acolheu mais de 650 mil pessoas que foi lá não só pagar promessas, reafirmar a sua fé, mas também, participar de uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Brasil.
Fotos: Santuário de Bom Jesus da Lapa
Matéria e edição de texto:Redação/Portal Católico.Net
Comments
No comment