Missa dos Santos Óleos é celebrada em Itabuna

, Homilias

Durante a missa, celebrada nesta segunda feira (15) na Catedral Diocesana de São José, foram abençoados os óleos que serão utilizados, no decorrer do ano, nos sacramentos do Batismo, da Crisma, da Unção dos Enfermos e da Ordenação em todas as paróquias.

O bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos presidiu a santa eucaristia, que contou com a celebração dos padres  diocesanos, além de alguns seminaristas.

“Hoje é um dia muito importante, porque nesta celebração nós iremos dar a benção dos santos óleos para a administração dos sacramentos, o óleo dos enfermos, do Batismo e consagrar o santo óleo do Crisma. É um dia que mostra a unidade de toda a igreja, de todo o presbitério junto a seu bispo e de todos os fiéis”, explicou Dom Carlos Alberto.

Nesta celebração, também renovam-se nela as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isso mesmo também chamada “Missa da Unidade.

“Nesta missa manifesta-se o mistério do sacerdócio de Cristo, participada pelos ministros e constituintes de cada igreja local, que renovam hoje o compromisso com o povo de Deus”, disse o Bispo.

Ao final da celebração, Dom Carlos  fez a entrega  dos santos óleos  ao padre responsável pela paróquia juntamente  com os paroquianos presentes.

Conheça as características de cada óleo:

 Óleo dos Catecúmenos: 

Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.

 Óleo dos Enfermos:

 É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

 Santo  Crisma:

É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do néo-sacerdote.

Assista o vídeo

Confira as fotos em nossa Fan page: Clique aqui

 

Deixe uma resposta