As celebrações da Semana Santa para os católicos começaram neste Domingo Ramos, 14 de abril. Este período é o mais importante momento litúrgico para a Igreja Católica Apostólica Romana.
Segundo Dom Carlos Alberto dos Santos a Semana Santa “tem como tradição a abertura no Domingo de ramos, lembrando a entrada de Jesus na cidade santa de Jerusalém, sabendo portanto que é um caminho, é uma tradição que nós temos, numa única semana, vivendo o mistério de sofrimento da entrega, morte e ressurreição de Jesus”.
Dom Carlos presidiu a Celebração de Ramos às 16h30. A concentração reuniu milhares de Católicos, às 15h, na praça do Jardim do Ó, no centro de Itabuna (BA), que em procissão, seguiram pela avenidas e ruas do bairro são Caetano, em direção à paróquia Santa Rita de Cássia, onde foi realizada a Santa Missa do Domingo de Ramos, com a participação dos paroquianos das 14 paróquias da Faronia Centro em Itabuna.
Mesmo com chuva, os fieis lotaram o estacionamento da paróquia.
Na oportunidade, Dom Carlos esclareceu o significado dos ramos e da procissão: “Ramos significa que eu entrego tudo para àquele que é o Senhor da nossa vida, para que ele possa ficar dentro das nossas vidas. E procissão significa caminhar. Caminhar com alguém. E esse caminhar com alguém é com Jesus”.
Nesta segunda-feira, acontecerá a Missa da unidade, às 18h, na paróquia Catedral de São José. E o Bispo Dom Carlos deixou um convite especial: “Eu quero fazer um convite a todas as pessoas para que juntos com os nossos sacerdotes, possamos renovar o nosso sim sacerdotal. E também abençoarmos os santos óleos para que seja a partir de amanhã, usados (os óleos novos) para administração dos sacramentos (do batismo, da crisma e da unção dos enfermos)”.
Nesta celebração, os padres das 33 paróquias da Diocese de Itabuna, irão renovar as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação. Participe!
Veja mais fotos em nossa FanFage: Clique aqui
Assista o vídeo
Comments
No comment