SAJ sedia Encontro Regional das Congregações Marianas do Nordeste; Tribuna ouve Joselito Conceição

, Entrevistas

Com o tema “Congregados Marianos, Batizados, Consagrados e Enviados em Missão no Mundo”, aconteceu em Santo Antônio de Jesus (BA), de 2 a 4 de março, o Encontro Regional das Congregações Marianas do Nordeste.

Além de Santo Antônio de Jesus, o encontro contou com a participação de congregados marianos das cidades de Serrinha, Caculé, Macaúbas, Salvador, São Miguel das Matas, Varzedo, Caitité e Itabuna na Bahia, Rio de Janeiro (RJ), Maceió e algumas cidades do estado de Alagoas. O evento foi realizado na sede da Congregação, localizada na Rua dos Correios.

Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, o coordenador regional das Congregações Marianas nos estados da Bahia e Sergipe, o diácono permanente Joselito Conceição, contou que o Encontro Regional acontece de dois em dois anos, e tem como finalidade avaliar a caminhada dos congregados e projetar ações para os próximos anos. “O propósito dessa reunião aqui em Santo Antônio de Jesus é o reavivamento e o reflorescimento das congregações do Nordeste”, disse.

Ainda de acordo com Joselito, a Congregação Mariana tem a preocupação mundial de está formando os seus congregados, porque o trabalho principal deles é está inserido nas pastorais e ministérios da Igreja. A Congregação Mariana tem três setores: crianças, jovens e adultos.

Para a pessoa ser um congregado mariano é necessário ser católico praticante, ter uma vida eucarística e devoção a Nossa Senhora. Na Diocese de Amargosa a Congregação Mariana está implantada nas Paróquias Santo Antônio e São José do Andaiá em Santo Antônio de Jesus, São Miguel Arcanjo em São Miguel das Matas e Varzedo.

Texto e fotos: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

 

Deixe uma resposta