Em virtude de problemas estruturais, a Galeota Gratidão do Povo – embarcação que transporta a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes – não irá ao mar na festa deste ano. Desta forma, o percurso sofreu algumas alterações e ficou da seguinte maneira:
No dia 31 de dezembro, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será conduzida em procissão terrestre, que terá início às 15h, saindo da Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem até a Ponta do Humaitá. Ao chegar à Ponta do Humaitá, a imagem será embarcada, por volta das 16h, no Catamarã Senhor do Bonfim e seguirá e procissão marítima até o píer da Capitania dos Portos. De lá, será conduzida em procissão terrestre até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.
No dia 1º de janeiro de 2019, Dom Murilo presidirá a Missa às 8h na Basílica da Conceição da Praia. Já os devotos que estiverem na Igreja da Boa Viagem participarão da Missa às 9h. Por volta das 10h terá início a procissão terrestre, que sairá da Conceição da Praia até o píer da Capitania dos Portos, onde a imagem será embarcada no mesmo catamarã e seguirá até o Porto da Barra, cais do Porto e Ponta do Humaitá. Após ser desembarcada na Ponta do Humaitá, a imagem seguirá em procissão terrestre de volta à Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
A imagem do Bom Jesus deverá chegar à praia da Boa Viagem por volta das 12h30. Neste momento acontecerá o encontro entre as imagens do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Boa Viagem, que serão levadas para a Igreja da Boa Viagem para veneração. Às 15h as imagens serão recolhidas e o templo será fechado.
É importante ressaltar que a programação do tríduo preparatório, que teve início no dia 28 e seguirá até o dia 30 de dezembro, continua a mesma: sempre com início às 20h, na Igreja da Boa Viagem.
Por Sara Gomes/Arquidiocese de Salvador
Foto: Reprodução / TV Bahia
Comments
No comment