A Diocese de Ilhéus, no sul da Bahia, realizou neste, domingo 30 de setembro, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) e a cidade anfitriã foi Coaraci, que tem a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes pertencente à Diocese acima citada. O evento reuniu uma multidão de jovens católicos, além de religiosas e religiosos das mais de 40 paróquias.
O evento aconteceu no Ginásio de Esportes da cidade, que ficou lotado. No local, havia até uma ambulância à disposição do evento.
O tema abordado foi: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz”.(João 16,23)
O DNJ aconteceu na Paróquia que está completando 50 anos de fundação e evangelização dentro dos festejos do Jubileu de Ouro, que tiveram início em outubro de 2017 e continuam neste ano.
O objetivo do DNJ foi interpelar a partir da ideia da construção da paz como forma de combate à violência e a importante do papel do jovem neste processo.
As missas aconteceram às 7h,na igreja matriz e às 10h,no local do evento, com a presidência do bispo Diocesano, Dom Mauro Montagnoli e concelebrado por padres e diáconos da Diocese.
Ás 14h30, a palestrante da Diocese de Jequié (BA), Nicole Cegueira e falou para todos os presentes. Na oportunidade, ela disse: “A nossa Igreja está viva há dois mil e dezoito anos justamente pela nossa diversidade. Por esse olhar lindo que nós somos. E estar aqui à convite do setor Juventude é uma alegria muito grande porque a gente entende que sozinhos não somos nada”.
Por volta das 15h, toda a juventude participou de uma caminhada. Às 16h, o encerramento aconteceu com a adoração e a bênção do Santíssimo Sacramento.
Ao final, o pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, o Pe. Edinilson Vivas, parabenizou e agradeceu a toda a juventude da Diocese de Ilhéus que participou deste evento tão especial. Segundo ele, o objetivo do evento “é que a partir dele os jovens possam construir a paz”. Padre Edinilson disse ainda um recado importante para os jovens: “Vocês, jovens, têm uma responsabilidade muito grande, pois Deus e a Igreja confiam em vocês!”. Nesse sentido, Dom Mauro Montagnoli, ratificou a importância da juventude para a Igreja: “A esperança grande da Igreja na Juventude. Os jovens são o futuro da nação. Por isso, a Igreja cuida com carinho da Juventude e esse evento tem esse intuito de fortalecer o serviço da Juventude nas comunidades para que os jovens sejam cada vez mais protagonistas da evangelização.”
Vale ressaltar que o Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional
da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas.
Texto e fotos:Portal Católico.Net
Álbuns de fotos:Clique aqui
Comments
No comment