A paróquia Santa Rita de Cássia na cidade e diocese de Itabuna, no sul baiano, celebrou na noite desta quinta-feira, 27 de setembro, a cerimônia de investidura dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.
Ao longo dos meses, eles participaram de formações litúrgicas e vivenciaram momentos de espiritualidade eucarística.
Ao todo são 41 ministros, sendo três irmãs Franciscanas, que vão exercer nos próximos dois anos a missão de distribuir a comunhão na missa, aos doentes que não podem ir até à igreja, celebrar as exéquias e expor o Santíssimo Sacramento para a adoração dos fiéis, mas sem a benção do mesmo.
Cada novo ministro fica nessa função dois anos com o desejo de continuar construindo uma Igreja viva, participativa, comunidade de fé, centrada na Eucaristia e na Palavra de Deus.
A missa solene de hoje aconteceu às 19h, e nela ocorreu o rito da investidura de 20 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, além da renovação dos votos de 18 Ministros veteranos.
A missa foi presidida pelo pároco, o Pe. Frei Jose Genílton Castro e concelebrada pelo vigário paroquial, o Pe. Frei Carlos Inácio que abençoaram as vestes litúrgicas, receberam os votos de aceitação e fizeram a aspersão da água benta, sobre os novos ministros. Antes de assumirem as suas funções, os recém-investidos e também os veteranos, receberam uma formação litúrgica e doutrinal para que possam exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro.
Os ministros da Comunhão Eucarística devem colocar seu ministério acima de tudo, isto implica disponibilidade e presteza. Deve saber que ao transportar a Eucaristia para as pessoas enfermas deve lembrar que neste momento ele se transforma em um sacrário vivo. Por isso deverá fazê-lo respeitosamente e durante o trajeto procurar fazer orações e estar sempre em adoração. Tudo acaba se convergindo a Eucaristia e todo o verdadeiro discípulo acaba por se tornar um missionário, pois a Eucaristia é um impulso a levar a Boa Notícia de Jesus aos mais pobres, famintos e deserdados desta terra um impulso de amor e fraternidade que exige também a levar o anuncio do reino.
O ato de investidura faz menção à purificação do indivíduo ( aspersão de água benta no blazer do ministro e oração ) momento de profissão de fé e juramento ao serviço Ministerial Eucarístico e o ato simbólico de vestir o blazer por um ” padrinho” no qual será sua testemunha o qual na procissão de entrada carrega o blazer nos braços estendidos.
Texto,fotos e vídeo: Portal Católico.Net
Álbuns de fotos. CLIQUE AQUI E CONFIRA
ASSISTA O VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=fwa6Nc484DY&feature=share
Comments
No comment