‘Pedro, nosso pastor e guia’. Com base neste tema, a Paróquia São Pedro, localizada na Praça da Piedade, 11, promoverá, dos dias 26 a 29 de junho, programação festiva em louvor a seu padroeiro. Nos dias 26, 27 e 28, às 11h, ocorrerá o tríduo preparatório. No dia 29 – que é consagrado aos apóstolos São Pedro e São Paulo –, serão celebradas oito Missas, sendo sete na Igreja Matriz e a Missa Solene campal, em frente ao templo, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Neste dia haverá, também, uma procissão que percorrerá algumas ruas do centro de Salvador, com os devotos levando o andor de São Pedro e uma longa rede, lembrando o Pedro pescador do mar da Galileia que se transformou em Pedro pescador de irmãos para o Cristianismo.
“Estamos vivendo o Ano Nacional do Laicato, quando a Igreja conclama os cristãos leigos e leigas a serem sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14). Nessa caminhada, podemo-nos inspirar em Pedro, que viveu como um cristão exemplar e é para nós um modelo universal de identidade cristã”, afirma o pároco da Paróquia São Pedro, padre Aderbal Galvão de Sousa. “Mas ele não era um homem pronto como podemos supor. Pedro tinha uma personalidade marcante, mas cheia de contrastes; era generoso e sensível, mas impulsivo e sem discernimento. Mas estava sempre disposto a mudar e a acertar, inclusive quando negou Cristo por três vezes e se arrependeu profundamente. Sua humildade o fez suplantar seus defeitos e limitações para ser uma testemunha da fé e do Evangelho – como deve ser todo cristão – e o fundador da Igreja de Roma e o primeiro Papa”, destaca padre Aderbal.
O tríduo preparatório será realizado nos dias 26, 27 e 28 (terça, quarta e quinta), na Igreja Matriz de São Pedro, às 11h. “Serão três dias de oração, de escuta da Palavra de Deus e de preparação para fazermos da comemoração de São Pedro não apenas uma festa do padroeiro, mas a celebração de um grande santo que intercede por nós e, com seu testemunho, inspira-nos a sermos verdadeiros apóstolos e missionários”, frisa o pároco. Na terça, será enfocado o subtema ‘Pedro, homem sempre pronto a mudar’, sob a responsabilidade da comunidade da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Na quarta, a comunidade da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapa abordará o subtema ‘Pedro, homem de muitas conversões’; na quinta, a comunidade da Igreja de São Pedro discorrerá sobre o subtema ‘Pedro, homem em busca de conhecimento e mudança’.
A primeira Missa do dia festivo (29) será às 7h na intenção do Papa. A segunda Missa será às 8h pelos aniversariantes da paróquia, comerciantes, comerciários e vendedores ambulantes. A Celebração Eucarística das 9h será pelos viúvos e viúvas; a das 11h, pelas comunidades religiosas da paróquia; e a das 12h30, pelas pessoas com o nome Pedro. A Missa das 14h será na intenção dos movimentos, ministérios e pastorais da paróquia; e a das 15h, pelos idosos e doentes. Após a Missa das 15h, por volta das 16h, sairá a procissão da porta da Igreja Matriz que percorrerá as ruas Direita da Piedade, Politeama de Baixo, Forte de São Pedro, Avenida 7 de Setembro, retornando à Igreja de São Pedro. Às 17h, será celebrada a Missa campal, em frente à Igreja Matriz de São Pedro.
Por: Assessoria de Comunicação/Arquidiocese de Salvador
Comments
No comment