Pelo centenário das Aparições de Fátima, no Nártex da basílica da Santíssima Trindade
A exposição que reúne os 10 melhores trabalhos fotográficos, destacados pelo Júri do Prémio de Fotografia Centenário das Aparições de Fátima, vai estar patente ao público entre esta segunda feira, 25 de setembro e o dia 31 de janeiro de 2018, no Nártex da Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima.
A exposição divide-se em quatro partes, que seguem as quatro categorias que estavam a concurso: `Retrato Humano´, `Paisagem´, `Espiritualidade e Mensagem: práticas e ritualidade´ e `Fotonarrativa´.
O prémio Fotografia do Centenário das Aparições foi atribuído aos trabalhos de Rui Duarte Silva, de Mindelo, e de Javier Arcenillas, de Madrid, vencedores da categoria ‘Fotonarrativa’ pela “grande qualidade” dos portefólios.
Em ‘Retrato humano’ foi distinguido João Torcato de Sousa, de Espite, e na categoria ‘Paisagem’ o prémio foi atribuído ao trabalho de José António Freitas Guimarães, de Vizela. A “notável qualidade” de outros quatro trabalhos nesta categoria fez com que o júri atribuísse menções honrosas a António Carlos Pereira da Costa, de Vila Nova de Gaia; a Ricardo Perna, da Charneca da Caparica, e ainda ao já galardoado Rui Duarte Silva.
As fotografias de António Carlos Pereira da Costa, de Vila Nova de Gaia, e Ricardo Miguel Couto Ferreira Catarro, de Almeirim, venceram ex-áqueo a categoria ‘Espiritualidade e mensagem: práticas e ritualidade’.
“São estes trabalhos que agora se expõem ao público, na certeza de que decorridos 100 anos sobre a inicial data em que surge a primeira fotografia na Cova da Iria, Fátima continua a ser lugar de eleição para que a arte fotográfica revele o retrato humano, fixe a paisagem, capte as práticas e a ritualidade que configuram a Espiritualidade e a Mensagem do Lugar e narre, com a sua peculiar linguagem, este especial acontecimento que se prolonga tempo além” refere uma nota do Museu do Santuário de Fátima, que coordena a exposição.
Dos 307 trabalhos a concurso, o Júri, composto pelo Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, José Soudo, Marco Daniel Duarte, Paulo Catrica e Rui Ochoa, elegeu 10 trabalhos, segundo as categorias previstas no regulamento.
A exposição, aberta a todos os peregrinos, pode ser vista no período compreendido entre as 9h00 e as 19h00, diariamente até 31 de janeiro de 2018.(Zenit)
Comments
No comment