32ª edição da Caminhada Penitencial reuniu mais de 200 mil pessoas em Salvador

Milhares de fiéis participaram na manhã deste domingo (19) da Caminhada Penitencial, organizada pela Arquidiocese de Salvador. Às 6h30 foram celebradas três Missas simultâneas: na matriz da paróquia Nossa Senhora das Dores – onde a Caminhada foi realizada pela primeira vez há 32 anos -, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; em frente à Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebrada pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho; e na matriz da paróquia Nossa Senhora dos Mares, sob a presidência do bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida.

Logo após as Celebrações Eucarísticas, quem estava na Conceição da Praia e no Lobato seguiu em caminhada até o Largo dos Mares, onde inúmeros fiéis já aguardavam. Seis trios animaram os trajetos. “É uma graça de Deus. A cada ano aumenta a participação do povo, mostrando que todo mundo quer se unir a Cristo na caminhada Dele em direção ao Pai. Nós, então, somos um povo que caminha, mas sabemos, temos uma direção: o Senhor do Bonfim, que com braços abertos nos conduz ao Pai. Ele é vitorioso, Ele ressuscitou”, afirmou Dom Murilo.

Como em anos anteriores, duas cruzes (cada uma com seis metros de comprimento e três metros de largura foram carregadas pelos fiéis. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida também acompanhou todo o percurso.

Gestos concretos, gestos de amor

Ao passar diante das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Dom Murilo parou para abençoar e rezar com pacientes e profissionais da área de saúde que atuam no local. Um gesto emocionante repetido a cada ano. “Vocês não puderam participar da Caminhada Penitencial, mas de coração eu vou abençoá-los”, disse Dom Murilo e, logo após, abençoou os que estavam próximos ao gradil do hospital, mas também aqueles que não tiveram condições físicas e por isso não estavam ali.

Para manter a cidade limpa, a Pastoral Universitária (PU) reuniu jovens para realizar, por mais um ano, um gesto ecológico: Eles recolheram toneladas de garrafas pet e de copos plásticos ao longo do caminho. “Eu já bebi água três vezes hoje e todas as vezes eu procurei um agente da PU para fazer o descarte, pois eu sei que eles estão com esse gesto bonito”, contou Maria Benedita dos Santos. Todo o material  arrecadado –  mais de 20 mil garrafinhas e copos – foi entregue na Comunidade da Trindade, que trabalha com pessoas em situação de rua.

Mansão da Misericórdia

Ao som do hino do Senhor do Bonfim, os fiéis subiram a Colina Sagrada, por volta das 10h. Apesar do sol forte, era possível ver pessoas entusiasmadas e que alegres chegavam à Mansão da Misericórdia.

Em frente à Basílica, Dom Murilo acolheu os fiéis ao lado de Dom Estevam e do reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes. A emoção, mais uma vez, tomou conta dos que ali estavam presentes quando a berlinda que levava a imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou. Logo após uma oração de acolhida à Mãe de Jesus, a imagem foi carregada por Dom Estevam que a levou até Dom Murilo.(cnbbne3)

Fonte e Fotos: Pascom Arquidiocese de Salvador

Deixe uma resposta