Paróquias iniciam Quaresma com a Missa de Cinzas nesta quarta-feira em Itabuna

, Homilias

A CNBB abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade hoje (01), na sede da entidade em Brasília. O tema da Campanha 2017 é: ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’. O lema bíblico é Cultivar e guardar a criação.

O objetivo é cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

Para o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, ninguém pode assistir passivamente à destruição de um bioma, por isso, o assunto não pode ser deixado de lado pela Igreja. “Há muito a ser feito por cada um espontaneamente, como mudança no padrão de consumo, cuidados com a água e com o lixo doméstico, mas necessitamos de iniciativas comunitárias, que exigem a participação do Poder Público e ações efetivas dos governos”, disse. “Precisamos de um modelo econômico que não destrua os recursos naturais.”

Na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Itabuna (BA), os católicos celebraram a “Quarta-feira de Cinzas”, que se dá início ao período da Quaresma. Como de costume, aconteceu a celebração especial na igreja, com a santa missa, às 19h, que foi presidida pelo pároco da igreja matriz, o frei José Genilton e concelebrada pelo frade capuchino, o frei Francisco Freitas.

 Na homilia de hoje, o frei Genilton, refletiu sobre a campanha da fraternidade deste ano e a quarta-feira de cinzas: “A Quarta-feira de cinzas é a porta que abre para a vivência quaresmal. E nesse período podemos fazer uma experiência com Deus muito grande. Nesses quarenta dias podemos lembrar os quarenta anos que Moisés passou no deserto, pois foram momentos de profundíssimas orações, de encontro com o divino diariamente. Agora, lembrando dos quarenta dias que Jesus esteveDSCN9129 no deserto. M que Ele passou quarenta dias e quarenta noites jejuando, rezando, em sintonia com Deus.  A Quaresma se reporta para esses acontecimentos importantes da Sagrada Escritura. Por isso, o papa Francisco esse ano disse uma frase interessante: ‘Nesse 2017 você não deve entrar com o pé direito ou esquerdo, você deve entrar de joelhos!’. Por isso hoje, com o o início da Quaresma, nós vamos entrar de joelhos, em jejum e em oração”, disse o frei.

A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.

Texto: Anara Passos

Fotos: Valdeni Elias

Confiras outras fotos no site: http://portalcatolico.net/portal/index.php/quarta-feira-de-cinzas-em-itabuna/

Deixe uma resposta