Meio século dividindo alegrias, sofrimentos, tristezas, conquistas e construindo com muito trabalho e suor uma história digna de ser comemorada. O casal Edvaldo Fernando Carvalho e Maria de Lourdes Carvalho (Dinha) foi recepcionado no último sábado (21), na comunidade São Paulo Apóstolo, pertencente à paróquia Santa Rita de Cássia na cidade de Itabuna, para a missa de 50 anos de casamento. A santa missa foi presidida pelo pároco da paróquia Santa Rita de Cássia, o frei José Genilton e teve início às 19h. A eventualidade reuniu familiares e amigos numa celebração religiosa onde a emoção brotou nos olhos e corações dos filhos e netos a cada palavra mencionada.
Juntos há 50 anos, o casal comemorou a tão importante data ao lado da família e amigos em uma missa onde as promessas matrimoniais foram renovadas. O “casamento”, como era chamado pelos filhos, muito se pareceu com um casamento tradicional, principalmente no momento da benção das alianças e renovação das promessas do matrimônio. O casal tem cinco filhos, nove netos e quatro bisnetos.
Na homilia, o frei José Genilton disse: “Nós sabemos do trabalho que Dinha realiza nesta comunidade. A sua vida foi toda de doação. Que vida bonita, de oração, de compromisso, uma vida pautada na palavra de Deus. A força do homem e da mulher está exatamente na palavra de Deus. E esse casal está de parabéns por construir toda a vida matrimonial na palavra de Deus. E hoje vocês são prova de que é possível fazer a experiência matrimonial de se amarem até o fim. Cinquenta anos de vida doada um para com o outro. Foi Deus quem os uniu!”.
Após a missa foi realizado um jantar de confraternização no salão de festas paroquial, onde familiares e amigos puderam cumprimentar o feliz casal.
Bodas de ouro é o período referente a 50 anos de casamento, onde o casal festeja o aniversário da união e renova as promessas feitas durante o casamento.
As festas das bodas surgiu na Alemanha, onde era costume de pequenos povoados, oferecer uma coroa de prata aos casais que completassem 25 anos de casados, e outra de ouro aos que chegassem aos 50. Então, com o passar dos séculos, foram criadas outras simbologias para os anos que ficam entre os 25 e os 50, e quanto mais tempo de casado, maior é a importância do material, que vai do mais frágil ao mais resistente.
Maria de Lourdes ( Dinha, como é carinhosamente chamada) é uma das fundadoras da comunidade São Paulo Apóstolo, no bairro Novo São Caetano em Itabuna (BA).
O Portal Católico deseja muito mais alegria, saúde e comemorações para este casal abençoado!
Por:Redação Portal Católico
Confira as fotos: http://portalcatolico.net/portal/index.php/casal-itabunense-comemora-50-anos-de-casados-e-celebram-bodas-de-ouro/
Comments
No comment