Com o tema “Ao pé da cruz, Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria, porque não quer que caminhemos sem a proteção de uma mãe”, escolhido por ocasião do Ano Jubilar Mariano celebrado pela Igreja no Brasil, o novenário em honra ao Senhor do Bonfim acontecerá de 5 a 14 de janeiro, sempre às 19h, na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim.
A festa, que reúne devotos do Senhor do Bonfim de todo o Brasil, terá quatro importantes novidades em 2017: o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, dará uma Bênção Apostólica pela primeira vez após a Missa Solene, com Indulgência Plenária, no dia 15 de janeiro. Na procissão dos três pedidos, também no dia 15, a partir das 16h, haverá a participação de várias imagens do Bom Jesus, demonstrando algumas devoções do povo baiano.
Para abrilhantar ainda mais as homenagens ao Senhor do Bonfim, a Basílica Santuário receberá de 13 a 16 de janeiro a visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem no rio Paraíba do Sul. Além disso, desde o dia 1º de dezembro deste ano até o dia 31 de janeiro de 2017, a Basílica Santuário ficará aberta até 20h.
Como parte da programação está a Lavagem do Adro da Basílica, Lavagem de Corpo e Alma, que será realizada no dia 12 de janeiro. Neste dia, com a parceria da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, e em suas instalações, será realizada a primeira edição do evento Parada Obrigatória do Bonfim, que deverá atender a todos os fiéis que se deslocarem do Comércio até a Colina Sagrada, oferecendo um ambiente acolhedor, praça de alimentação com Food Trucks (da Bahia Food Park), serviço de bebidas, segurança, limpeza, boa música, sanitários, feira de artesanato e uma feijoada da Chefa Leka. O evento é aberto ao público, das 8h30 até às 18h, disponibilizando assim um local agradável para descanso e lazer, com uma vista privilegiada do movimento da festa. O espaço também estará disponível para o acesso de todos os fiéis que adquirirem as camisas da caminhada. Toda renda obtida com o evento será revertida para a reforma do Altar Mor da Igreja do Senhor do Bonfim.
Programação completa
Juiz da Festa: Irmão Benemérito Artur Napoleão de Carneiro Rêgo
PERÍODO DA NOVENA – 05/01 a 14/01, às 19h
05 de janeiro (quinta-feira)
18h30 – Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim em frente à Basílica Santuário, dando início a programação da festa 2017.
19h – Novena – 1º Subt-ema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque “ela é a serva humilde do Pai, que transborda de alegria no louvor” (Lc 1,47-56).
Pregador: Padre Carlos Augusto da Cruz Silva, pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Mata Escura.
Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 7.
06 de janeiro (sexta-feira)
14h – Concentração dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística de toda Arquidiocese para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 17h.
19h – Novena – 2º Sub-tema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “é a amiga sempre solícita para que não falte o vinho na nossa vida” (Jo 2, 1-11).
Pregador: Padre Jairon Souza Batista, pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição – Valéria.
Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 8.
07 de janeiro (sábado)
14h30 – Concentração dos membros do Apostolado da Oração, encerrando com missa às 17h.
19h – Novena – 3º Sub-tema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “é aquela que tem o coração trespassado pela espada, que compreende todas as penas” (Lc 2, 27-35).
Pregador: padre Romildo Pires dos Santos, pároco da paróquia São Brás – Federação.
Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 2.
08 de janeiro (domingo)
Missas nos horários normais – 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h.
7h30 – Missa Solene do Santíssimo Sacramento presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida.
19h – Novena – 4º Sub-tema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “como Mãe de todos, é sinal de esperança para os povos que sofrem as dores do parto até que germine a justiça” (Jo 19,25-27).
Pregador: Padre Manoel de Oliveira Filho, pároco da nova paróquia da Ascensão do Senhor (CAB) e coordenador Nacional da Pastoral do Turismo (Pastur).
Peregrinação dos membros das Irmandades, Devoções e Ordens Terceiras, dos paroquianos da nova paróquia da Ascensão do Senhor, dos núcleos da pastoral do turismo e dos guias de turismo de Salvador.
09 de janeiro (segunda-feira)
14h – Concentração dos Enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 15h, presidida por Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese.
19h – Novena – 5º Sub-tema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque “ela deixou-Se conduzir pelo Espírito Santo, através de um itinerário de fé, rumo a uma destinação feita de serviço e fecundidade” (Lc 1,26-38).
Pregador: Padre Ademar Dantas dos Santos, Monsenhor, pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção (Caminho das Árvores).
Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 6.
10 de janeiro (terça-feira)
19h – Novena – 6º Sub-tema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “é missionária que Se aproxima de nós, para nos acompanhar ao longo da vida, abrindo os corações à fé com o seu afeto materno” (Lc 1,39-42).
Pregador: Padre Edmilson Santos da Costa , pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ó (Paripe).
Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 3.
11 de janeiro (quarta-feira)
19h – Novena – 7º Sub- tema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “como uma verdadeira mãe, caminha conosco, luta conosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus” (Lc 3,41-52).
Pregador: Padre Washington Luiz Silva Moreira, pároco da paróquia São Bartolomeu (Pirajá).
Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 5.
12 de janeiro (quinta-feira)
Tradicional Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim
8h – Saída da 4ª Caminhada da Conceição da Praia – Comércio (Lavagem de Corpo e Alma).
Lema: Ele está no meio de nós.
9h – Show de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção que será dada para o povo.
12h – Acolhida às baianas pelos membros da Irmandade – Devoção do Senhor do Bonfim e entrega das vassouras para Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.
Nota: Após o ritual da lavagem, a Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fiéis até às 18h.
13 de janeiro (sexta-feira)
15h – Concentração dos movimentos e serviços eclesiais arquidiocesanos.
19h – Novena – 8º Sub-tema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque “ela é a mulher de fé, que vive e caminha na fé e a ‘sua excepcional peregrinação da fé representa um ponto de referência constante para a Igreja’” ( Lc 1,34-38).
19h – Acolhida da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida no adro da Basílica Santuário.
Pregador: Padre Thiago Kern Nascimento Santos, O. Praem, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina de Sena (Itinga).
Peregrinação dos paroquianos das paróquias que pertencem à Forania 9.
De 13 a 16 – Visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida à nossa Basílica Santuário.
14 de janeiro (sábado)
17h – Missa com a participação especial das crianças.
19h – Novena – 9º Sub-tema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria para que ela “nos ajude a anunciar a todos a mensagem de salvação” (Mt 28, 9-10.16-20).
Pregador: Padre Gilson Magno dos Santos – Capelão da Capela Nossa Senhora das Vitórias – Canela.
Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 01 e dos membros da Pastoral Familiar Arquidiocesana.
DIA DA FESTA
15 de janeiro (domingo)
Não haverá celebração de batizados
5h – Alvorada.
Missas: 5h, 6h, 7h30.
10h – Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj.
No fim da missa, o Arcebispo Metropolitano dará pela primeira vez a Bênção Apostólica, com Indulgência Plenária.
16h – Grande procissão dos três pedidos com a participação de várias imagens do Bom Jesus, demonstrando algumas devoções do povo baiano. Local de saída: Igreja dos Mares.
Na chegada à Colina serão três voltas em torno da Basílica Santuário, fazendo os três pedidos. Encerramento com bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.
Outras informações :(071) 4009-6693
Jornalistas responsáveis: Sara Gomes, Patrícia Luz, Luana Assiz e Rosa Brito
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Salvador
Comments
No comment