A santa padroeira da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe, será celebrada no dia 12. O Tríduo preparatório para essa festividade, na Diocese de Itabuna, aconteceu do dia 08 até o dia 11, numa capela que homenageia a santa, no bairro Parque Boa Vista, em Itabuna.
A programação do dia festivo (12) começa às 12h com fogos, às 18h com o santo ofício e às 19h acontecerá a santa missa festiva, presidida pelo bispo da Diocese de Itabuna, Dom Ceslau Stanula e concelebrada pelo pároco da igreja matriz, o padre Wesley do Carmo.
O tema central é “Com Maria avançamos em águas mais profundas”.
A comunidade pertence à paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na Diocese de Itabuna.
Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto estava na colina de Tepeyac, perto da capital. Este índio convertido chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002).
Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.
No ano de 1971, alguns peritos inadvertidamente deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura. E nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem. Com a invenção e ampliação da fotografia descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, do referido bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora. Cientistas americanos chegaram à conclusão de que estas três figuras estampadas nos olhos de Nossa Senhora não são pintura, mas imagens gravadas nos olhos de uma pessoa viva.
Declarou o Papa Bento XIV, em 1754: “Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros… uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja… Deus não agiu assim com nenhuma outra nação”.
Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada “Padroeira de toda a América” pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.
No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.
Milagres de Nossa Senhora de Guadalupe
Grandes milagres aconteceram ao longo dos quinhentos anos de história da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe. O povo sofrido do México teve sua esperança renovada com esta visita e permanência de Nossa Senhora em suas terras. No sábado, 10 de dezembro, às 19h a celebração Eucarísstica foi presidida pelo padre Adriano Fernandes, pároco da paróquia Nossa Senhora da Vitória, da cidade de Santa Cruz da Vitória, com participação das pastorais, movimentos, comunidades, ministério de música e serviços.
Comments
No comment