O Trezenário e Festa de Santa Luzia teve início no dia 30 de novembro, na Diocese de Itabuna, com o tema central: “Jesus revela a misericórdia do pai”. A santa é padroeira da cidade de Santa Luzia (Ba).
Momentos de fé aconteceram nas ruas de Santa Luzia com uma linda carreata até a igreja matriz, fazendo assim abertura oficial da festa.
Os festejos seguem até 13 de dezembro com missa e quermesses todas as noites.
A paróquia tem como pároco, o padre Vinicius Mascarenhas. Os subtemas das noites estão todos ligados ao Ano Santo da Misericórdia. Vários padres da Diocese de Itabuna foram convidados. Estavam presentes os padres Euvaldo Santana da Paróquia São Boaventura de Canavieiras, José Nunes da cidade de Firmino Alves, Odenilton Oliveira da paróquia de São Sebastião de Camacã, Acácio Alves da paróquia Santa Inês de Itabuna, além do bispo da Diocese de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, entre outros.
Uma das datas comemorativas da tradição católica é o dia de Santa Luzia, que é celebrado em 13 de Dezembro. A Santa é a padroeira dos olhos. Seu nome significa portadora da luz ou aquela que serve a Luz.
A origem do dia de Santa Luzia é atribuída a data de morte da santa que segundo o calendário gregoriano aconteceu antes do Natal, apesar de não se ter a data exata. Apesar de não estar entre os feriados no Brasil, a data é muito celebrada em paroquias e comunidades em todo o mundo.
Santa Luzia nasceu em Siracusa na Itália no final do século III. Ela fazia parte de uma família rica que era cristã o que a levou a fazer um voto de virgindade. Após a morte de seu pai, a sua mãe, que estava muito doente, insistiu para que Luzia se casasse para que não ficasse sozinha. Luzia pediu então a mãe um tempo para decidir-se e acreditando em sua fé, propôs a sua mãe que elas fossem juntas visitar o túmulo de Santa Águeda em Catania e caso sua mãe se recuperasse aquela seria a prova para ela manter o voto de virgindade. Sua mãe milagrosamente foi curada e Luzia teve sua fé renovada para continuar o voto e se dedicar a vida cristã.
Por Redação Portal Católico
Comments
No comment