1ª Assembleia Diocesana da Pastoral Familiar aconteceu em Itabuna

, Entrevistas

Foto:Casal coordenador Diocesano da Pastoral Familiar

Com o tema: “Família, projeto de Deus!” e o lema: “Defender a família, seus valores, sua importância básica para a sociedade e para a Igreja”,foi realizada ontem, na diocese de Itabuna, no sul da Bahia, a 1ª Assembleia Diocesana da Pastoral Familiar, o evento foi realizada no Centro Pastoral Diocesano no bairro Jardim Vitória. Às 8h30, teve início o credenciamento dos agentes da Pastoral Familiar e em seguida, momentos de espiritualidade com música, oração e louvor e foi animado por Hosana Viana da Comunidade Santa Cecília da Diocese de Itabuna (BA).
Os palestrantes foram: Pe. Frei Ivanilton (pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade do bairro Maria Pinheiro); o casal coordenador da sub-região 6 das dioceses de Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Teixeira de Freitas/Caravelas, Jorge Luiz C. Moreira (Boca) e Mara Regina Moreira

Sobre o tema, Frei Ivanilton disse: “Nesse caminho que a Igreja está fazendo sobretudo com a Pastoral Familiar, nessa Assembleia de reflexão, olhar a Família como um projeto de Deus é resgatar toda uma história de salvação porque a salvação acontece na família, com a família, e por meio da família. Essa é a intenção.”

Pe. Acássio Alves falou das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023. Às 14h, aconteceu trabalhos em grupos por Faronias: Centro, Norte e Sul.
O evento finalizou às 16h30, com a celebração da santa missa presidida por Pe. Luiz Alves (assessor eclesiástico da Pastoral Familiar) e concelebração pelo diácono permanente  Esmeraldo Sardinha.
Segunda a coordenação, participaram 110 pessoas das 33 paróquias dos 19 municípios do Sul da Bahia.
A Pastoral Familiar no Regional Nordeste III de Bahia e Sergipe tem como bispo referencial Dom Carlos Alberto dos Santos e tem como Assessor Eclesiástico, o Pe. Edson Queiroz Bahia, além do coordenador Elielson de Oliveira  e Marizelma Lopes de Freitas.
A sub-regional 6 são as seguintes dioceses: Itabuna, Ilhéus, Eunápolis Teixeira de Freitas/Caravelas,  que tem com coordenadores: Jorge Luiz C. Moreira (Boca) Mara Regina Q. Moreira (Mara), que residem na cidade de Porto Seguro, e atuam na paróquia Nossa Senhora da Paz na Diocese de Eunápolis (BA).
A diocese de Itabuna tem como Assessores eclesiásticos: Pe. Luiz Alves, Pe. Anderson e o diácono permanente Aílton Matos Santos.

Na coordenação da Pastoral Familiar, tem o casal Júlio José de Sousa Neto e Kátia Lane Rehem Souza entre outros.

Na oportunidade, o Coordenador diocesano da diocese de Itabuna, Júlio, falou do evento: “A nova comissão da Pastoral Familiar assumiu no fim do mês de agosto e está fazendo um trabalho de mapeamento de como está a situação da Pastoral Familiar na Diocese. Temos ouvido muitos relatos de dificuldades, então após participar da Assembleia Regional Nordeste 3 em Camaçari, nós tivemos a ideia de fazer a nossa Assembleia Diocesana, que por sinal, nunca tinha acontecido na nossa Diocese, essa Assembleia da Pastoral Familiar, especificamente.  Aqui reunimos 30 das 33 paróquias que compõem a Diocese de Itabuna. Este evento é justamente para discutir os maiores desafios encontrados no trabalho de evangelização das famílias e o que pode ser feito”.

Dom Carlos também falou do evento: “Vocês não sabem o quanto é importante esse nosso encontro. Se nós bem soubéssemos, já teríamos começado essa Pastoral Familiar em nossa Diocese, em nossas paróquias. A Pastoral Familiar é a mãe de todas as pastorais. É aquela que vai dirigindo, orientando, iluminando outras tantas que existem”.

Confira em nossa página oficial no Facebook, o álbum de fotos do evento: 
www.facebook.com/portalcatolicooficial

Deixe uma resposta